Maior acumulado foi de 151,8mm; Defesa Civil atendeu 12 ocorrências no período

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Passo Fundo manteve equipe de plantão desde as primeiras horas de sábado (28) para monitoramento e atendimento de ocorrências em função da previsão de mais de 150 milímetros de chuva ao longo do fim de semana.
Ao todo, foram acompanhadas informações de 14 estações meteorológicas, sendo duas particulares, além dos quatro pluviômetros automáticos do CEMADEN. A maior marca de volume acumulado foi registrada na estação localizada na Rua Lobo da Costa, no bairro Entre Rios, com 151,8 milímetros entre sábado e a manhã de domingo.
O nível do Rio Passo Fundo apresentou grande variação, sem, no entanto, atingir a cota de transbordamento. A medição mais alta foi registrada às 5h14 de domingo (29), com 2,44 metros acima do nível normal. A Defesa Civil ressalta que não houve registro de inundação e que o fluxo da água respondeu bem, o que se deve às ações de desassoreamento realizadas pela Prefeitura nos últimos meses.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Fernando Bicca, a cota de alerta para inundação é de 2,50 metros, e a cota de inundação é de 2,80 metros. “Quando atingimos os 2,50 metros, o sistema emite o alerta para que a população fique atenta e preparada, pois é o sinal de que o rio está se aproximando do ponto crítico. A inundação, propriamente dita, ocorre a partir dos 2,80 metros”, explicou.
Além do alerta à população, o atingimento da cota de 2,50 metros também aciona o protocolo da Defesa Civil para mobilização de equipes de socorro, que devem se dirigir prioritariamente às áreas mais próximas do rio. Nesses locais, o foco inicial é oferecer apoio imediato para a retirada segura de pessoas com comorbidades, que têm maior vulnerabilidade em situações de emergência.
A variação do nível foi monitorada em tempo real:
Às 9h40 de sábado, o nível estava em 0,50m;
Às 14h20, com 41,1mm de chuva, o nível chegou a 1 metro;
Às 18h50, já marcava 1,80m com 87,9mm acumulados;
Às 1h40 de domingo, subiu para 2,10m;
E às 5h14, atingiu o pico de 2,44m.
Desde às 20h40 de domingo, o nível estabilizou em 1 metro.
Durante todo o período, além do monitoramento tecnológico, a Defesa Civil também realizou vistorias em campo para estudar o comportamento do fluxo das águas nos diferentes pontos da cidade.
Ao longo do fim de semana, foram registradas 12 ocorrências, sendo:
06 alagamentos de residências;
03 quedas de árvores;
03 distribuições de lonas para proteção de moradias.
Duas famílias foram atendidas pela equipe da Secretaria de Cidadania e Assistência Social com o fornecimento de alimentos, cobertores e lonas.
Para esta semana, a previsão indica a chegada de uma nova frente fria, com temperaturas negativas previstas para o município. Não há, no entanto, expectativa de novos episódios de chuva até o próximo domingo (6), quando os volumes previstos, até o momento, não representam risco. A Defesa Civil destaca que os modelos meteorológicos podem se alterar ao longo da semana, mantendo o órgão em constante vigilância e pronto para agir em caso de necessidade. A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (54) 99194-0449. O Corpo de Bombeiros também está disponível pelo número 193.