As 12 novas estações meteorológicas instaladas pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Defesa Civil Municipal, estão em pleno funcionamento e, a partir de hoje (7), os dados coletados por elas passam […]

As 12 novas estações meteorológicas instaladas pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Defesa Civil Municipal, estão em pleno funcionamento e, a partir de hoje (7), os dados coletados por elas passam a ser divulgados no site oficial do município. A iniciativa marca um avanço importante na modernização e ampliação da infraestrutura de monitoramento climático da cidade.
Os equipamentos, distribuídos de forma estratégica entre zonas urbana e rural, já estão operando com precisão e regularidade. Oito estações foram adquiridas pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e estão instaladas em pontos do interior do município. As outras quatro, compradas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, estão localizadas em bairros da área urbana.
Com tecnologia avançada, as estações fornecem uma gama completa de dados meteorológicos, como temperatura, umidade, volume de precipitação, rajadas e direção do vento, intensidade luminosa, radiação UV, sensação térmica, ponto de orvalho, pressão atmosférica, além de indicadores ambientais como o nível de rios e córregos, risco de desmoronamentos e concentração de CO₂.
A operação em tempo real dos equipamentos oferece suporte direto para a tomada de decisões em diferentes áreas, especialmente na agricultura e na Defesa Civil. “As estações meteorológicas são ferramentas fundamentais para a gestão de riscos e para a proteção da população. Com o pleno funcionamento de todos os pontos, conseguimos ampliar nosso monitoramento e prevenir situações de emergência com mais eficiência”, destaca o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Fernando Bicca.
A cobertura abrangente das estações também garante um mapeamento climático mais detalhado de todo o território municipal. No perímetro urbano, os equipamentos foram instalados nos bairros Entre Rios, Victor Issler, Manoel Portela e Centro. Já na zona rural, estão em funcionamento nas comunidades de Linha Camponesa, Transbrasiliana, Bela Vista, Pulador, Bom Recreio, Capinzal, São Roque e Sede Independência, formando um cinturão de vigilância ambiental ao redor da cidade.
Os dados podem ser conferidos no link www.pmpf.rs.gov.br/estacoesmeteorologicas