Mérito Cultural Sante Uberto Barbieri condecora anualmente a pessoa que mais tenha se dedicado à literatura, à cultura ou ao resgate histórico do município
O prefeito Pedro Almeida foi agraciado, nesta sexta-feira (05), com o Mérito Cultural Sante Uberto Barbieri, a mais alta honraria concedida pela Academia Passo-Fundense de Letras (APL). A homenagem ocorreu durante a Sessão Solene de abertura do ano acadêmico da APL, que marcou também a comemoração dos 86 anos de fundação da instituição.
A honraria concedida foi instituída em 2012 e tem por objetivo homenagear, anualmente, quem mais tenha se dedicado à literatura, à cultura ou ao resgate histórico do município de Passo Fundo. “Receber este reconhecimento é uma inspiração para continuar trabalhando de forma incansável pelo desenvolvimento cultural e intelectual de nossa cidade. Agradeço à Academia Passo-Fundense de Letras, com um compromisso ainda maior no meu coração de artista. Independentemente de onde eu estiver, a única certeza é que buscarei sempre fazer cada vez mais pela educação e pela cultura”, declarou o prefeito.
Na homenagem, os membros da Academia destacaram ações lideradas pelo prefeito Pedro em favor da cultura e da literatura. O maior prêmio Funcultura da história da cidade, a criação do Passaporte da Leitura e a publicação - em parceria com o Instituto Histórico de Passo Fundo - do livro “Passo Fundo, uma trajetória de desenvolvimento” são exemplos desta trajetória dedicada à cultura.
Em um momento artístico e carregado de emoção, o coral do IE - Instituto Educacional apresentou duas músicas em homenagem ao prefeito Pedro: Oração, de Leo Fressato, e Vendedor de Sonhos, de autoria do próprio Pedro Almeida.
86 anos de fundação da APL
A Presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Antonieta Rovena Oliveira Gonçalves Dias ressaltou que a APL é um espaço de diálogo e reflexão, incentivando a produção artística e intelectual e inspirando e enriquecendo a vida de todos que fazem parte dessa família literária. “É uma honra testemunhar o papel fundamental que a APL desempenha em nossa comunidade e como contribui para o desenvolvimento cultural e social de nosso município, promovendo a literatura, a poesia, inspirando gerações de escritores e artistas locais. Além disso, a academia é um espaço de diálogo e reflexão, onde pensadores, escritores e acadêmicos podem trocar ideias e enriquecer o debate intelectual em nossa comunidade”, frisa Antonieta.
A Academia Passo-Fundense de Letras tem uma história rica que se entrelaça com o desenvolvimento de Passo Fundo ao longo dos anos. Desde sua fundação em 1938, passando pelo período de transformações históricas como a chegada do trem e da energia elétrica, até os dias atuais com seus projetos literários e culturais, a Academia tem sido uma figura proeminente na vida da cidade. Através de iniciativas como a criação da Biblioteca Pública Municipal e a promoção de concursos literários, a Academia tem contribuído significativamente para o fortalecimento da educação e da cultura local.
Ao celebrar seus 86 anos, a Academia Passo-Fundense de Letras reflete sobre seu papel fundamental no desenvolvimento cultural e educacional de Passo Fundo. Além de preservar a memória histórica da cidade, a Academia continua a fomentar a produção literária e artística, mantendo-se ativa na comunidade através de eventos, projetos e reconhecimentos a pessoas que contribuem para seu crescimento. Como um girassol que busca espalhar sementes de luz, a Academia continua sua jornada, honrando seu lema de disponibilidade e compromisso com as letras e celebrando a vitalidade cultural de Passo Fundo.