Gaúcho de Passo Fundo defende título este final de semana

Padilha se tornou ginete há dez anos. Antes disso disputava carreiras de cavalo. Sobre o medo de montar um cavalo que ainda não foi domado, ele disse: “Não tenho faz tempo, é minha rotina”. Apesar da coragem, ele se lesionou em abril de 2010 em um evento em Carazinho, quebrando o tornozelo após o cavalo cair em cima de seu pé. Voltou às gineteadas cinco meses depois, no Rodeio de Piratini. Deste então já passou por diversos eventos, até chegar no Rodeio de Alegrete no final de semana passado e trazer uma moto para Passo Fundo.
De acordo com ele, a expectativa para o próximo final de semana é grande.“Estou motivado. Além de vir de vitória em Alegrete, tem o fato desse rodeio ser em Passo Fundo, onde sou o atual campeão e meus amigos vão poder me assistir. Também tem rodeio este final de semana com premiações superiores na gineteada em Gramado e Caçapava, mas preferi aqui”, disse.
Sobre o principal adversário para a gineteada do XV Rodeio ele ressaltou que a parada vai ser dura, pois ele apontou como um dos concorrentes ao título um de seus melhores amigos, Jairo Mendes, conhecido como Perigo. Natural de Don Pedrito, Mendes está morando há cerca de um ano em Passo Fundo, à convite de Artur, que foi um dos motivadores para ele se mudar, pois ficaria mais fácil participar dos torneios e abocanhar prêmios pelo Rio Grande. Além de também já ter vencido em Vacaria e Passo Fundo, Perigo tem em seu currículo de prêmios sete automóveis e 13 motocicletas.
“É, com o Perigo junto não vai ser fácil”, disse. Jairo Mendes também passou por Alegrete no último final de semana, mas ficou em quinto colocado. Os dois jirão se apresentar nesse rodeio na abertura da gineteada com duas modalidades castelhanas de montaria, gurupa e basta.
Além de também já ter recebido um automóvel e outra motocicleta como prêmio ao longo de sua carreira, ele ainda sagrou-se campeão no último dia 05 de dezembro, com mais nove colegas brasileiros, de um torneio de seleções em equipe disputado em Minas, no Uruguai, onde o país sede foi o segundo colocado e a Argentina o terceiro.
Puxando a brasa para sua modalidade, ele disse que o público paga o ingresso para ver a gineteada. Ele salientou ainda que o perfil do público está mudando nos últimos anos. “Antes as pessoas queriam somente assistir os tombos dos ginetes, agora, eles estão vindo pelo espetáculo completo que um ginete pode dar”, disse Padilha.
As gineteadas do XV Rodeio Internacional de Passo fundo iniciam às 19 horas desta sexta-feira e vão até domingo, no encerramento do evento, que está sendo promovido pela Prefeitura Municipal e pela 7ª Região Tradicionalista, sendo realizado através da Funzoctur, juntamente com o grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio.
Regulamento
Na gineteada, os concorrentes deverão montar os cavalos no puro pêlo, sendo opcional o uso de tento, não sendo permitido qualquer tipo de mango ou relho. Um dos coordenadores da Campeira, Joel França, destacou que os animais serão sorteados na presença dos ginetes, e que para vencer, além do ginete ter que permanecer oito segundos no lombo do cavalo, serão avaliadas pela comissão julgadora a posição e estilo do ginete, o tempo de preparo do ginete (02min), e o desempenho do animal.