Tochetto: ação de limpeza e abordagem sociais

As equipes realizaram os serviços nesta quarta-feira (8)

O serviço de limpeza e manutenção nas praças da cidade segue em ritmo acelerado. A Prefeitura de Passo Fundo iniciou nesta quarta-feira (08) os trabalhos na Praça Tochetto. Estão sendo realizados retoques de pintura, capina, roçada e poda de árvores.

O secretário em exercício de Serviços Gerais, Nharam Carvalho, ressalta que nesta época, devido ao clima, a vegetação cresce rapidamente, aumentando a demanda da pasta. Segundo Nharam, é dada atenção à região central por ser um ponto de convergência entre todos os bairros, mas a equipe segue um cronograma para atender os mais de 80 bairros.

Pessoas em situação de rua são convidadas à rede
A Praça Tochetto também recebe, em ações regulares, a equipe de Abordagem Social da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), responsável por mapear a população em situação de rua. O grupo identifica as pessoas que estão afastadas de suas moradias e as convida a aderir aos serviços da rede, a exemplo do Centro Pop e da Casa de Passagem. As ações acontecem em parceria com a Brigada Militar.

Para a secretária-adjunta da Semcas, Elenir Chapuis, Passo Fundo se diferencia dos demais municípios por oferecer estas ferramentas à população em situação de vulnerabilidade. Estima-se que hoje ainda 40 residam em praças e em vias.

De acordo com Elenir, “uma das maiores dificuldades identificadas pela Abordagem Social, além da falta de adesão, é que a população, na intenção de ajudar as pessoas, acaba fornecendo alimentos, roupas e dinheiro. Isso contribui para que elas permaneçam nas ruas”.

A Abordagem Social também faz o encaminhamento para tratamento de dependência química. Conforme levantamento, 99% dos moradores em situação de rua têm problemas de saúde relacionados a drogas e álcool. Em dezembro do ano passado a Semcas e a Brigada Militar direcionaram 16 pessoas para tratamento. Apenas nove continuam internadas.

O setor de Abordagem Social da Semcas tem um canal disponível 24 horas para informações e denúncias. O telefone é o 54-9 9193.9597.

(Foto: João Henrique Pazuch)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 8 de janeiro de 2020.