A proposta de reajuste é extensiva ao vale-alimentação
Na manhã de terça-feira (17) a Prefeitura de Passo Fundo ofereceu 2% de reajuste salarial aos servidores municipais, durante reunião com o Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo (SIMPASSO) e com o Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo (CMP – Sindicato). A proposta de reajuste é extensiva ao vale-alimentação.
O secretário municipal de Finanças, Dorlei Maffi, explicou aos sindicatos que a Prefeitura agirá com responsabilidade financeira e cautela, devido à dificuldade econômica que o Brasil ainda enfrenta. “Estamos realizando um esforço diário dentro da administração municipal para controlar as despesas e seguir honrando os compromissos com o pagamento dos servidores em dia, como acontece desde o início da gestão do prefeito Luciano, que nunca atrasou salários”, ressaltou.
Segundo a Prefeitura, o índice de 2% corresponde a um impacto de R$ 5 milhões por ano na folha de pagamento. O compromisso é de conceder um aumento que terá como parâmetro os limites da lei de responsabilidade fiscal e o comportamento da arrecadação municipal.
Os dois sindicatos recusaram a proposta do Município e disseram que irão aguardar nova proposta nos próximos dias. A proposta inicial do Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo (SIMPASSO) era de 7,03%, e na reunião desta manhã foi sugerido reajuste de 4,92%, que seria a média dos índices oficiais. O CMP enviou a proposta de reajuste de 12,84%, índice usado pelo governo federal no piso nacional ao magistério.