Atendimento à população na garantia de direitos

O serviço já atendeu centenas de consumidores nos últimos 12 meses

Cobranças de contas indevidas, produtos que não funcionam como esperado ou com defeito. Se esses problemas não forem resolvidos diretamente com os fornecedores, o jeito é procurar os direitos. É para atender a estas demandas que existe o Procon, núcleo de serviço oferecido pela Prefeitura de Passo Fundo que já atendeu centenas de consumidores nos últimos 12 meses.

Entre as principais demandas, o coordenador do Procon de Passo Fundo, Augusto Busato Beirão, comenta quais são as campeãs. “O maior número de atendimentos nos últimos meses é de reclamações com relação à telefonia móvel, seguido de problemas com tevê por assinatura”, destacou. Boa parte dos consumidores que procura o núcleo reclama de aparelhos que não funcionam como anunciado, falta de cobertura, problemas em chips e cobranças indevidas.

De janeiro do ano passado até janeiro deste ano foram 353 atendimentos presenciais, além das orientações repassadas por telefone ou por e-mail. Somente nos últimos três meses foram 74 atendimentos, sendo 27 com relação a serviços essenciais, que incluem telefonia, fornecimento de água e luz, por exemplo; 19 sobre assuntos financeiros, 16 por problemas em produtos, 11 sobre serviços privados e um sobre habitação.

Como acessar o serviço

O consumidor que se sentir lesado em seus direitos pode procurar o Procon. É importante que antes de procurar o serviço, tentem resolver a situação diretamente com o fornecedor do serviço ou produto. Se isso não ocorrer, é essencial que tenham em mãos o número do protocolo de atendimento – se tiverem sido feitas várias tentativas é bom ter todos esses números de protocolos em mãos. Além disso, é preciso apresentar os documentos pessoais.

O primeiro passo ao chegar ao Procon é o cadastro do consumidor e do fornecedor, seja loja ou prestador de serviço. Depois disso é necessária uma declaração do consumidor sobre o problema em questão. Em seguida, o Procon dá início à tentativa de resolução direta com a empresa. “Sempre procuramos resolver administrativamente, evitando que essas questões acabem por sobrecarregar ainda mais o Poder Judiciário. Na maioria dos casos conseguimos resolver dessa forma”, comemora Beirão.

Outro ponto importante é que as pessoas procurem o Procon presencialmente para que possa ser dado início a este processo. Embora sejam atendidas e dadas orientações por telefone e e-mail é melhor procurar diretamente o serviço.

Onde procurar
Procon de Passo Fundo

Avenida Brasil leste, 758
Fundos da antiga prefeitura
Atendimento das 12h30 às 18h30
Telefones: 151 (gratuito) ou (54) 3584-1155
e-mail: procon@pmpf.rs.gov.br


Foto: Glenda Vívian

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Atualizado em 7 de fevereiro de 2017.