Com resultados positivos, prefeito realiza prestação de contas em reunião-almoço da ACISA

Ao chegar ao final do terceiro ano de mandato frente ao governo municipal, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, realizou nessa segunda-feira (14) um balanço de programas e ações desenvolvidas no município. Os investimentos em espaços públicos, educação e saúde são os principais pontos de destaque, olhar diferenciado que também se estende para as áreas de cultura, desenvolvimento econômico e social, meio ambiente e planejamento de uma cidade para todos.
Segundo o presidente da ACISA, Marco Mattos, “o encontro foi de agradecimento e otimismo. A ACISA sempre estará sintonizada com tudo o que representa o crescimento sustentável e os setores produtivos. Por isso, as ações sociais que estão sendo construídas servem de base para uma cidade boa para se investir e viver”, disse ele.
Para Luciano, mesmo que a projeção nacional e estadual seja um tanto pessimista para 2016, Passo Fundo acredita de maneira otimista que é possível continuar no ritmo acelerado para cuidar da cidade e das pessoas. “Temos responsabilidade de fazer acontecer. Somos uma cidade vencedora, com uma planta econômica diversificada e que tem grande ênfase no ensino, um avanço que também está ligado à saúde e à educação”, ressaltou o prefeito, que também lembrou a importância da demonstração de comprometimento da ACISA pelas causas da cidade.
A apresentação em forma de prestação de contas foi realizada durante reunião-almoço da ACISA, no Clube Comercial.
Espaços públicos
A revitalização de espaços públicos é uma das características mais marcantes do governo Luciano. A ideia de coletividade ao devolver espaços públicos para a população, incentiva não apenas a preservação do patrimônio histórico e cultural, mas a memória do povo passo-fundense e o sentimento de pertencimento.
Desde o início da gestão, muitos locais já receberam ou recebem investimentos, como o Ginásio Teixeirinha, que volta a ser recuperado através de concessão para o Sport Clube Gaúcho e continua sendo público; a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que contou com a reforma de um prédio que estava abandonado pelo Governo Federal, como antiga Subdelegacia Regional do Trabalho; e a revitalização da Praça Marechal Floriano, com ações contínuas de melhorias, desde paisagismo à infraestrutura, e da Rua Independência, totalmente renovada em sua extensão central. Outra praça que também ganha melhorias é a Praça Tochetto, que conta com ampla iluminação.
A primeira ciclovia de Passo Fundo, a Ciclovia Bernardo Martio, já tem mais de 8 quilômetros, extensão que está sendo ampliada para incentivar a ideia de uma cidade mais sustentável e saudável. A iniciativa está dentro do Programa Passo Fundo Vai de Bici e é acompanhada da disposição de bicicletários e das bicicletas compartilhadas – serviço que deverá iniciar nos próximos meses, com mais de 100 bicicletas disponíveis.
Uma das maiores obras já em andamento é o novo Parque da Gare, um projeto que desenha um novo conceito para uma das regiões mais significativas de Passo Fundo e que impacta em mais qualidade de vida para todos habitantes. Na mesma linha, seguem as obras do Parque Linear do Sétimo Céu, o novo Complexo Esportivo Delmar Sitoni e o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro. Por fim, a restauração do Teatro Municipal Múcio de Castro, entregue em maio de 2015, integra as obras de revitalização do prédio da Antiga Intendência, onde estão o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), que estão em fase de execução.
Educação
São 11 novas escolas que passaram a fazer parte da rede municipal de ensino, o que possibilitou a criação de mais vagas de Educação Infantil e qualificação na educação como um todo. Além disso, mais de 400 salas de aula das escolas municipais foram contempladas com a instalação de aparelhos de ar-condicionado, verba que foi redirecionado do novo modelo de Carnaval implementado pela Prefeitura.
Os programas Olhar de Criança, que cuida da saúde da visão nas escolas, com exames e confecção de óculos gratuitos; Uniforme Escolar, que distribui uma coleção completa de inverno e verão para os alunos da rede municipal; Minha Escola de Cara Nova, que tem a meta de renovar o mobiliário das escolas, tendo atendido 60% das escolas da rede; e Socorrito, que levará para a escola uma equipe médica para atender possíveis acidentes e dar todo o suporte necessário; também contribuem para aumentar os índices de bom desempenho educacional.
O Centro de Atendimento Infantil Noturno (CEMANI), a Creche Noturna, atendeu a um pedido de pais que trabalham no turno da noite, sendo o primeiro modelo do Brasil. A parceria da Prefeitura com a Fundação Beneficente Lucas Araújo oferece cuidados adequados para crianças entre seis meses e seis anos, com recreação lúdica, alimentação e repouso.
Saúde
Novas oito unidades básicas de saúde (UBS) foram entregues para diferentes regiões da cidade, além de ampliações de diversos CAIS, a fim de suprir as necessidades primárias do atendimento e proporcionar mais atenção e segurança. Cada uma das unidades atende, em média, 6 mil pessoas, estrutura que vem a somar junto a toda capacidade e excelência da saúde em Passo Fundo. Para agilizar o atendimento, as unidades também estão recebendo o sistema para implementar o Teleagendamento de Consultas.
Outra conquista na área foi a criação do Centro de Referência da Saúde da Mulher, ação inédita e reconhecida por oferecer um atendimento diferenciado, na garantia dos direitos das mulheres. O projeto também foi feito com recursos que seriam destinados para o Carnaval. Muitos programas de governo reduzem a possibilidade de complicações de saúde e contribuem para o bem-estar da comunidade. Com tal proposta, o Farmácia Mais Perto leva medicamentos para todas as regiões da cidade afastadas de locais para retirar sua medicação; enquanto o Vacinação em Casa atende idosos em suas residências; e o Meu Bebê, Meu Tesouro reduz a mortalidade infantil no município.
Em 2015, a Prefeitura de Passo Fundo, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), assinaram um convênio para criar um CAIS Escola, com objetivo de aumentar o número de consultas especializadas para a população. Serão 1.200 atendimentos ao mês e 18 especialidades, com início de funcionamento para fevereiro de 2016. O diferencial é o foco do serviço, voltado apenas para passo-fundenses.
Obras
Os serviços de pavimentação resultam em mais 800 quadras asfaltadas em todas as regiões da cidade. Com serviços de canalização, sinalização viária e manutenção da limpeza de vias, as equipes da Prefeitura atuam diariamente conforme cronograma organizado pela Secretaria de Obras. Muitos bairros passam a ter 100% de pavimentação.
Nos próximos 60 dias mais obras de asfaltamento já planejadas serão anunciadas, obedecendo ao cronograma previsto.
Reconhecimento
Em 2015, Passo Fundo recebeu cinco prêmios, muitos deles ligados aos 25 programas de governo, que conversam entre si em sinergia e apontam indicadores para avaliar a eficácia das ações.
- Prêmio Revista ISTOÉ 2015, na categoria Melhor Cidade Média do Brasil na Área da Saúde;
- Prêmio de Gestor Público 2015, com os programas Prefeitura Bairro a Bairro e Escola de Hackers;
- Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet 2015;
- Prêmio Líderes & Vencedores 2015, na categoria Referência Educacional pelo Programa Escolas de Hackers;
- Prêmio Responsabilidade Social 2015.
Foto – Alex Borgmann