Juliano irá compor a 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ao lado de outros 54 deputados eleitos

O vice-prefeito do Passo Fundo, Juliano Roso, tomou posse como deputado estadual durante sessão solene realizada nesse sábado (31), no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre. Juliano irá compor a 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ao lado de outros 54 deputados eleitos.
Para o recém-empossado deputado estadual, o mandato será de realização e desafio. “É um momento importante para o meu trabalho como figura pública, para Passo Fundo e região. Um momento de emoção, ao recordar minha militância de 25 anos. Isso representa a realização de um sonho e também uma grande responsabilidade que assumo e vou honrar todos os dias nestes quatro anos”, disse.
Ainda, Juliano destaca a proximidade com Passo Fundo e o respaldo da população pelos três mandatos como vereador e um como vice-prefeito, além da eleição a deputado. “Tudo que tenho em minha vida pública devo à cidade de Passo Fundo. E, agora, com essa eleição, aumenta meu vínculo com a cidade e com o prefeito Luciano, que é um grande aliado. Vou trabalhar muito para honrar o apoio que tive”, ressaltou.
Juliano deixa o cargo de vice-prefeito de Passo Fundo, ao lado do prefeito Luciano Azevedo, para se dedicar às causas de Passo Fundo e região em âmbito estadual, com a intenção de contribuir para a construção de políticas públicas que possam beneficiar o Estado como um todo.
Na Assembleia, o deputado chega com cinco frentes temáticas: reforma urbana, retomada das ferrovias, juventude, educação e saúde pública. Entre os principais projetos, Juliano ainda defende a ampliação do aeroporto de Passo Fundo, o Aeroporto Lauro Kortz, e a construção da Ferrovia Norte-Sul.
Eleito com 17.092 votos, em 276 municípios, Juliano recebeu sua maior votação em Passo Fundo, como 12.151 votos.
25 anos de política e ideais
Em 2014, Juliano comemorou 25 anos de militância de trajetória política, momento em que relembrou grande parte de suas lutas e conquistas.
Juliano Roso nasceu em Nonoai, no dia 28 de junho de 1973. Aos 10 anos, em 1984, se mudou para Passo Fundo, onde iniciou sua militância política aos 15 anos, com a organização da chapa vitoriosa do Grêmio Estudantil do Colégio Fagundes dos Reis.
De 1989 a 2000, militou no movimento estudantil e participou da direção do Diretório Acadêmico da Universidade de Passo Fundo (UPF) e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF (IFCH/UPF). O início de sua inserção política em partidos iniciou com filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), de 1989 a 1990. Um ano depois, em 1991, Juliano passou a ser filiado na União da Juventude Socialista (UJS) e, em 1992, no Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Ainda, Juliano participou da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), de 1997 a 1998, e participou do Movimento Fora Collor.
Formado em História pela UPF, Juliano atua como professor em Passo Fundo e municípios da região desde 1998.
Na política, Juliano foi eleito por três mandatos como vereador na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Posteriormente, foi vice-prefeito de Passo Fundo, ao lado do prefeito Luciano Azevedo, entre de janeiro de 2013 a janeiro de 2015.
Atualmente, como deputado estadual para o exercício 2015/2018, Juliano divide a bancada na Assembleia com a também deputada pelo PCdoB, Manuela D’Ávila.