Conselheiros, divididos em câmaras temáticas, iniciarão estudos para apresentação de propostas

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo (CDES-PF) realizou a primeira reunião ordinária com os membros eleitos, neste sábado (19), no Centro de Eventos da UPF.
O CDES-PF é um órgão superior de gestão e de assessoramento direto e imediato do prefeito, criado por meio da Lei Municipal nº 4987 de 10 de maio de 2013, para propor ideias e projetos que irão subsidiar a formulação das políticas estratégicas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Passo Fundo.
“Criamos o conselhão para ouvirmos a comunidade sobre temas pontuais, que acabam fugindo das discussões dos 30 conselhos municipais. Este é um órgão para discutir problemas específicos e apontar soluções”, destacou o prefeito e presidente do CDES-PF, Luciano Azevedo.
O prefeito, também, propôs três temas para a linha de ação inicial. O primeiro tema tratou sobre alternativas para a situação do Ginásio Teixerinha. Inaugurado em 2004, com investimento de mais de R$ 10 milhões, foi construído para ser um grande espaço de lazer e esporte. Passados oito anos, o local não tem utilidade para a cidade. Intervenções pontuais no trânsito foram destacadas, já que as ruas são as mesmas e o número de veículos aumentou drasticamente nos últimos anos. Uma das alternativas citadas foi a construção de trincheiras para maior fluidez do trânsito.
O terceiro tema foi um modelo de apoio, referente à doação de áreas, para empresas locais ou que venham se instalar na cidade. As sugestões foram aprovadas e foi apresentada, ainda, a proposição de uma moção de apoio ao aumento do número de policiais civis e agentes municipais de trânsito. Os conselheiros, divididos em câmaras temáticas, iniciarão os trabalhos com estes três temas.
Entre os 50 membros do conselho estão gestores de governo (secretários municipais e assessores técnicos) e também empresários, intelectuais, sindicalistas, profissionais liberais, personalidades e representantes das organizações da sociedade civil. “Não há como pensar no crescimento do município sem dar espaço para a comunidade apresentar seus anseios”, destacou o reitor da UPF e conselheiro, José Carlos Carles de Souza.
Conforme o vice-prefeito e vice-presidente do conselho, Juliano Roso, a participação da comunidade nas grandes decisões do governo é um ato histórico e que irá trazer desenvolvimento em muitos setores.
Também, durante o encontro, foi apresentado o regimento interno, os programas de governo e levantados temas como o aeroporto, política habitacional e melhorias na perimetral e BR 285, para serem trabalhados futuramente.
De acordo com secretário executivo do conselho, Ginez de Campos, o regimento interno foi entregue para uma avaliação detalhada dos conselheiros e posterior aprovação. “A primeira reunião ordinária do CDES-PF foi positiva, a medida que permitiu criarmos um momento de interação entre os conselheiros”, ressaltou.
Esse modelo de governança compartilhada foi criado no Brasil em 2003 com o CDES da Presidência da República. Atualmente, existem 16 conselhos no país, sendo um federal e oito estaduais. Passo Fundo é o oitavo município do país e terceiro do Rio Grande do Sul a criar em sua estrutura governamental de gestão a experiência do CDES.
A próxima reunião do CDES-PF acontecerá no dia 28 de novembro, às 19h, no auditório da IMED.
- CÂMARAS TEMÁTICAS
As Câmaras Temáticas são grupos de trabalho compostos por conselheiros governamentais e não governamentais que irão discutir temas específicos, referente às necessidades de desenvolvimento da cidade. Cada câmara temática irá propor estudos, discussões e adoção de posições sobre temas relevantes definidos e a serem posteriormente submetidos ao Plenário do CDES-PF, que é composto pela totalidade dos conselheiros.
- PROGRAMAS DE GOVERNO
Para que os conselheiros tivessem conhecimento das ações da Administração Municipal, foram apresentados dados referentes aos 11 programas lançados neste ano.
1 – A maior Obra é Você: já asfaltou mais de 206 mil metros quadrados.
2- Prefeitura no Interior: já realizou melhorias nos seis distritos, na área da saúde, pontes, estradas, aquicultura, patrulha rural, entre outros.
3- Meu bebê, meu Tesouro: assistência integral à saúde e educação de mães e bebês, além de um kit enxoval. A meta é cadastrar 300 mães até o final de 2013.
4- Uniforme Escolar: 170 mil peças serão entregues, até fevereiro de 2014, aos alunos da rede municipal.
5 – Uma Criança, uma Árvore: lançado em maio, já foram plantadas 1702 árvores para cada criança nascida na cidade.
6- Cidade Luz: investimento total será de R$ 5 milhões para melhorar a iluminação através de novas tecnologias.
7- Tô Dentro: curso preparatório para o ENEM. 120 alunos já frequentam as aulas.
8 – Conhecendo Passo Fundo: o ônibus para um roteiro turístico e cultural da cidade que já recebeu mais de 2400 visitantes.
9- Terceira Idade Digital: auxilia os idosos a usar as novas tecnologias.
10- Cuidando da Gente: atendeu mais de 700 pessoas em situação de vulnerabilidade e que utilizam espaços públicos como moradia.
11- Vacinação em Casa: mais de 50 mil pessoas vacinadas.