João Pedro fala sobre políticas sociais e educacionais e participação da comunidade

O vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, que tomou posse no último domingo (1) ao lado do prefeito Luciano Azevedo, traz em sua trajetória a marca do social, com uma atuação voltada às causas coletivas.
O trabalho na área iniciou na Pastoral da Juventude aos 15 anos, quando coordenou na região de Passo Fundo grupos de jovens em 12 paróquias. Algum tempo depois, aos 18 anos, ingressou no Leão XIII para fazer um trabalho comunitário nos bairros mais pobres, entidade em que permaneceu por 15 anos. “Nesse tempo em que trabalhei pelas crianças e adolescentes construí um sonho, ao fazer um intercambio entre o jovem da cidade e do interior, ao entender e dar assistência em lugares vulneráveis, ao conversar com lideranças comunitárias. Esse sonho mostrou que é na juventude que se traça os maiores sonhos, por isso, eles precisam de oportunidades, principalmente de educação, que é o que transforma”, disse ele.
As ações sociais acabaram levando João Pedro a assumir a Secretaria Municipal da Criança e Ação Social em dois momentos: o primeiro, de 1997 a 2000, no governo de Júlio César Canfild Teixeira; o segundo, em 2003, quando se licenciou do Legislativo para assumir a função de secretário da pasta até março de 2004. Ele ainda foi presidente da ANZOP – Região do Planalto e conselheiro municipal e estadual de Saúde.
Para João Pedro, políticas sociais e educacionais, revitalização de espaços públicos, participação da comunidade e igualdade são pilares importantes. “Sempre acreditei na participação popular como algo que fortalece e cidadania e a própria cidade. A preocupação com crianças, adolescentes e idosos muda a vida das pessoas. Temos um exemplo acertado do prefeito Luciano quanto a isso. Ao lado dele, vamos fazer de Passo Fundo um lugar ainda melhor para as pessoas”, finalizou ele.
Filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) desde 1995, João Pedro foi eleito vereador para seu primeiro mandato em 2000, com 1.799 votos. Atuou como 1º secretário da Mesa Diretora no período de 2001 e 2002; foi membro titular da Comissão de Legislação e Redação (CLR) em 2002 e integrante da mesa na mesma comissão em 2001 e 2004. Em 2003, foi presidente da Comissão de Ética e líder da bancada do partido. No total, foram três mandatos no Legislativo (2001/2004; 2009;2012; 2013/2016). Em 2016, Luciano e João Pedro alcançaram 85.505 votos, uma aprovação de mais de 75% da população passo-fundense para o Executivo Municipal.