Nesse domingo (01) aconteceu a cerimônia de posse, em ato realizado na Câmara de Vereadores

Um dos prefeitos mais votados do Brasil, com aprovação de 76,22% dos passo-fundenses. Assim o prefeito reeleito Luciano Azevedo, ao lado do vice-prefeito João Pedro Nunes, foi escolhido para governar a Prefeitura de Passo Fundo pelos próximos quatro anos. Nesse domingo (01) aconteceu a cerimônia de posse, em ato realizado na Câmara de Vereadores.
Em seu discurso, Luciano destacou os diferenciais do primeiro mandato. “Montamos um governo técnico, sem olhar partidário. Buscamos as melhores cabeças para trabalhar por Passo Fundo, sem importar se eram deste ou daquele partido. Definimos uma forma de governar com metas, prazos e cobrança incessante de resultados. Trabalhamos com programas inovadores. E, acima de tudo, buscamos honrar os compromissos que tínhamos assumido na campanha eleitoral de 2012”, afirmou o prefeito.
A primeira gestão de Luciano, que iniciou do vice-prefeito Juliano Roso, agora deputado estadual, foi a mais premiada da história do município, o que fez Passo Fundo ganhar destaque no cenário estadual e nacional, com prêmios importantes como Gestor Público, Sebrae Prefeito Empreendedor, Prefeito Amigo da Criança, Revista ISTO É, entre outros na área de responsabilidade social e transparência. Muito disso se deve a criação de programas de governo, componentes importantes e que impactam diretamente na vida das pessoas. São programas como Meu Bebê, Meu Tesouro; Farmácia Mais Perto; Minha Escola de Cara Nova; Olhar de Criança; Uniforme Escolar, Escola de hacker; entre tantos outros.
O reconhecimento é resultado de uma gestão marcada pelo caráter técnico e profissional, que deu origem a programas de governo, projetos e ações acompanhados de perto com indicadores e diálogo com a população. A marca de revitalização dos espaços públicos e do cuidado com as pessoas, especialmente com a infância.
“Enfrentamos um tempo de dificuldade. Um tempo de crise no Brasil, onde as Prefeituras foram soterradas pela falta de recursos. Um tempo de descrédito na atividade política. Mas aqui foi diferente. Com criatividade, trabalho e ao lado da comunidade, construímos avanços que a cidade aguardava há muito tempo”, enfatizou Luciano, observando que toda a equipe de governo conhece e repete duas palavras-chave: humildade e unidade.
Ao final do discurso, Luciano prometeu muito trabalho para fazer a cidade melhorar cada vez mais. “Afinal, fizemos muito, mas não fizemos tudo. Podemos fazer mais, queremos fazer mais, sonhamos em fazer mais, temos a obrigação de fazer mais. É isso que a cidade espera de nós! É com este objetivo que vamos trabalhar”, disse o prefeito.
Para o vice-prefeito João Pedro, o momento é de gratidão. “Estamos lado a lado, eu e o prefeito Luciano, para fazer um trabalho conjunto com todos os secretários e servidores. Não é apenas uma solenidade de novos gestores, é o sonho de continuar servindo para a nossa comunidade. Esta é a terra que escolhi para fazer minha caminhada. O Luciano recuperou a autoestima da nossa cidade, por isso, temos muito trabalho e humildade para construir coletivamente uma Passo Fundo cada vez melhor”.
Após a posse do Executivo, foi realizado um ato no Paço Municipal para dar posse ao secretariado. A maioria dos secretários da primeira gestão permaneceram e o critério para substituir alguns nomes seguiu sendo a especialidade na área. Poucas mudanças foram feitas, apenas nas pastas de Cidadania e Assistência Social, Finanças e Habitação. A direção das autarquias Fundação Passo Fundo de Turismo (Passotur) e Hospital Municipal também tiveram alterações.
Uma mini reforma administrativa extingue: o Escritório de Inovações Urbanísticas, a Secretaria de Gestão – que terá suas funções absorvidas pelo Gabinete do Prefeito, e a Secretaria de Projetos Especiais e Captação de Recursos – que estará contemplada em uma nova pasta. A Ouvidoria também passará por alterações. Com estas extinções, é criada a Secretaria de Transparência e Relações Institucionais, que terá a responsabilidade a desenvolver mecanismos que aproximem cada vez mais o cidadão do Poder Público – a Ouvidoria estará dentro desta pasta; e a Secretaria de Inovação e Captação de Recursos, que tem objetivo de trabalhar com uma das palavras-chave deste governo: inovação.
Os espaços públicos e o patrimônio da cidade
A cidade ganhou um novo desenho urbano, com viés mais humano e de aproximação das pessoas pelo pertencimento aos espaços públicos como o Parque da Gare, referência pela revitalização de um espaço abandonado, com arquitetura destacada em publicações do exterior; a antiga estação férrea, já palco de movimentos artísticos; o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro, uma das demandas mais antigas da cidade, que mostra a responsabilidade com o meio ambiente; o Parque Linear do Sétimo Céu, também um espaço abandonado que vou recuperado; além das praças no centro e bairros.
O olhar para o patrimônio público com a restauração do Teatro Municipal Múcio de Castro, a recuperação do prédio dos museus MAVRS e MHR e da Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, as melhorias na Academia Passo-Fundense de Letras, e o entorno do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto – formado pelo complexo dos prédios – foram ações especiais nessa trajetória.
Perfil: Luciano
Formado em Direito e Jornalismo pela UPF, Luciano nasceu e sempre morou em Passo Fundo. Foi vereador por três mandatos e deputado estadual duas vezes, uma delas com a maior votação da história da cidade. Eleito prefeito em 2013, Luciano mostrou ao país uma Passo Fundo moderna e inovadora, com atuação firme na educação, saúde e na revitalização dos espaços públicos da cidade. No dia 2 de outubro de 2016 foi reeleito prefeito com 76,22% dos votos válidos, um dos maiores percentuais do país em comparação com cidades do mesmo porte de Passo Fundo.
Perfil: João Pedro
O vice-prefeito eleito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, traz em sua trajetória a marca do social, com uma atuação voltada às causas coletivas. O trabalho na área iniciou na Pastoral da Juventude e Leão XIII, locais onde conviveu com jovens e prestou trabalho comunitário nos bairros mais pobres. As ações sociais acabaram levando João Pedro a assumir a Secretaria Municipal da Criança e Ação Social em dois momentos, de 1997 a 2000 e de 2003 a 2004. Filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) desde 1995, João Pedro foi eleito vereador por três mandatos (2001/2004; 2009;2012; 2013/2016). No dia 2 de outubro de 2016 foi eleito vice-prefeito ao lado de Luciano.
FOTOS: ALEX BORGMANN [caption id="attachment_6614" align="alignleft" width="360"]Foto: [/caption][caption id="attachment_6615" align="alignleft" width="360"]
Foto: [/caption]