Prefeito anuncia ações para organizar e qualificar sistema de transporte coletivo em Passo Fundo

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, anunciou três ações que serão adotadas para remodelar e qualificar o sistema de transporte coletivo no município. Nos próximos dias, será encaminhado à Câmara Municipal o projeto que trata do marco regulatório do transporte coletivo na cidade.
O marco regulatório, cuja aprovação é fundamental para a realização da licitação do transporte coletivo, inclui normas, leis e diretrizes que irão organizar o sistema no município. Entre as previsões que constam do projeto estão a vedação do uso de mototáxis, a prioridade do transporte coletivo sobre o transporte individual, a adoção de política para evitar a emissão de poluentes, o fortalecimento do Conselho Municipal de Transporte e a responsabilidade das empresas de instalação dos abrigos de ônibus.
O segundo anúncio feito por Luciano refere-se à contratação do Laboratório de Transportes da UFRGS para apoio na elaboração e na redação do termo de referência e também do projeto básico a ser licitado. O prefeito destacou que a UFRGS reúne os principais especialistas em transportes do Estado e irá auxiliar a equipe técnica da Prefeitura que já está trabalhando no assunto. O termo de referência deverá pautar a elaboração do edital, trazendo exigências e definições como o número de linhas, a obrigatoriedade ou não de aparelhos de ar condicionado nos ônibus, entre outros.
Uma terceira ação paralela envolve o fortalecimento da CODEPAS. Conforme o prefeito, a empresa continuará operando no transporte coletivo e, para isso, será prestigiada com melhores linhas e condições para prestar um serviço de mais qualidade. Dentro de 90 dias, a Prefeitura deverá apresentar um plano de investimentos para a empresa.
“O sistema de transporte coletivo em Passo Fundo precisa ser redesenhado. Ele deve ser um sistema eficiente, sustentável e adequado ao que a comunidade espera”, ressaltou o prefeito. Ponderando que o processo exige muita cautela, Luciano afirmou que a meta é finalizar o edital no período do atual governo.
Histórico
Desde 2013, a Prefeitura de Passo Fundo, na tentativa de qualificar o serviço de transporte coletivo oferecido à população, já realizou audiências públicas em diferentes regiões da cidade para levantar sugestões da comunidade, ouviu grupos estratégicos, promoveu uma consulta pública e elaborou o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Todas essas ações também servirão de subsídio para a realização da licitação.