Alunos da rede municipal debatem sobre obra que aborda o tema da escravidão

O encontro com a escritora de “As cores da escravidão” aconteceu na manhã dessa quinta-feira (28), no Teatro do SESC.

Atentos, pensativos, uma pausa entre a troca de uma ideia e outra com o colega ao lado. Assim foi a manhã para os alunos da rede municipal de ensino, que participaram do encontro com a escritora de “As cores da escravidão”, Ieda de Oliveira, no Teatro do SESC.

O livro conta a história do garoto Tonho, que vive o sonho de uma vida melhor. Embalado pelas histórias da avó, ele convence seu amigo João a ajudá-lo a seguir um gato (homem que recruta trabalhadores, servindo de intermediário entre o empreiteiro e o peão) que apareceu na cidade. A realidade encontrada pelos meninos é dura e triste, em uma história sobre inocência roubada, sonhos frustrados, infância escravizada. Mas também, de esperança, compaixão, amizade e amor.

Com base na leitura feita em sala de aula, perguntas como: “Você vai escrever outro livro sobre escravidão?”; “Você pensou em outro título para o livro?”; “O que você sentiu ao escrever?”; e “A escravidão é um problema social, você escreveria sobre algum outro problema social?”; foram respondidas pela autora, que ainda falou da importância da leitura.

“Quanto mais se lê, mais o nosso repertório é enriquecido e você passa a conhecer o repertório de outros, de quem vocês leem”, disse Ieda, que também mostrou qual é sua maneira de ler, sempre com um caderno de anotações ao lado.

O Projeto Livro do Mês promove a consolidação do processo de formação de leitores e faz parte do Projeto de Movimentação Cultural Permanente da Capital Nacional da Literatura. A atividade promove, mensalmente, a leitura de um livro e, posteriormente, um debate com o autor da obra. A ação conta com apoio da Prefeitura de Passo Fundo.



Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 28 de maio de 2015.