Ambulatório de Qualidade de Vida apresenta estudo em congresso nacional

Ambulatório de Qualidade de Vida apresenta estudo em congresso nacional

Passo Fundo conta com o Ambulatório de Qualidade de Vida desde 2014, com equipe composta por nutricionista, médica e psicóloga, a fim de prestar assistência a quem deseja perder peso. O atendimento acontece na unidade de saúde do Bairro Nonoai, onde 800 pacientes já foram atendidos. Atualmente, 83 estão em tratamento.

Conforme esclarece o secretário de Saúde, Luiz Artur da Rosa Filho, em geral, a totalidade dos pacientes é sedentária (91,65%) e apresenta obesidade de grau II. “Estes resultados evidenciam a necessidade de políticas públicas relacionadas ao exercício físico como, por exemplo, a ciclovia e a revitalização de parques e praças”, disse.


Ainda, conforme o secretário, a obesidade é uma comorbidade que se relaciona com doenças como a hipertensão, diabetes e alguns cânceres. Estas doenças somadas significam 67,3% das mortes no Brasil. Recentemente, os resultados do trabalho foram apresentados durante o XVI Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica 2015, no Rio de Janeiro. “Os resultados dos primeiros estudos do Ambulatório de Qualidade de Vida evidenciam o esforço daquela equipe de saúde no enfrentamento do excesso de peso e dos prejuízos a saúde que a obesidade traz a vida das pessoas”, explicou Luiz Artur.


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 18 de maio de 2015.