Coordenadoria dos Conselhos Municipais motiva visita de município do Paraná

Coordenadoria dos Conselhos Municipais motiva visita de município do Paraná

A fim de implantar juntamente com a administração a Coordenadoria dos Conselhos Municipais, uma comitiva formada por servidores da Prefeitura de Laranjeiras do Sul, no Paraná, esteve em Passo Fundo na manhã desta terça-feira (10).

Reunidos com o vice-prefeito Juliano Roso, o coordenador dos Conselhos Municipais, Ginez de Campos, e o secretário de Gabinete, Gilberto Gosch, foram debatidas questões sobre a criação do órgão. “Viemos em busca de conhecimento sobre essa importante iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo e fomos muito bem recebidos. Temos certeza de que conseguiremos dar funcionalidade aos conselhos existentes em nossa cidade”, declarou o secretário de Assuntos Comunitários, João Maria Ayres.

Laranjeiras do Sul tem cerca de 31 mil habitantes e está localizado no Centro-Oeste do Paraná, região que conta com 21 conselhos criados a partir de iniciativa popular. Destes, 18 estão ativos e três encontram-se na fase de projeto. “A atual administração quer fortalecer os conselhos que representam os desejos e anseios da população. Através de uma pesquisa, verificamos que somente dois municípios no Brasil possuem a coordenadoria. A partir de então, decidimos visitar Passo Fundo com o objetivo de implantar o mesmo modelo em Laranjeiras do Sul”, destacou a servidora pública, Anélis Perussulo.

O vice-prefeito Juliano Roso explicou o funcionamento dos conselhos em Passo Fundo e exemplificou assuntos importantes tratados atualmente no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-PF). “Ouvir a opinião de pessoas que enxergam as questões de fora é fundamental. Assuntos como o trânsito e o modelo de desenvolvimento econômico da cidade são debates importantes que o CDES está tratando atualmente”, disse.

Passo Fundo conta com 30 conselhos atuantes, além da Agenda 21. Para o coordenador do CDES, Ginez de Campos, a organização que o conselho proporciona fortalece o trabalho realizado e, consequentemente, o desenvolvimento do município como um todo. “A administração que ouve os conselhos, tem legitimidade para governar. É preciso sempre fortalecer os conselhos para que as ações auxiliem na boa condução dos projetos do Poder Público”, finalizou.

Após a reunião, a comitiva seguiu para a Sala dos Conselhos, onde foram realizados trabalhos técnicos.


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 10 de dezembro de 2013.