O projeto pretende conscientizar a população de Passo Fundo sobre a destinação correta dos resíduos sólidos

Estiveram presentes no evento de lançamento no Villa Vergueiro, o prefeito Luciano Azevedo, os secretários de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, e de Meio Ambiente, Enilson Gonçalves, além do diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo – CODEPAS, Tadeu Karczeski.
A Prefeitura é uma das promotoras do projeto, que desenvolverá ações de comunicação direta nos bairros e de educação ambiental nas instituições de ensino durante os próximos dois anos. A cidade hoje produz cerca de 140 mil toneladas de lixo e apenas 5% dos resíduos são reciclados. A intenção do projeto é atingir a população em geral, associações representativas dos setores de comércio, prestação de serviços, indústria e agricultura, bem como estudantes em todos níveis da rede pública e privada e órgãos gestores do município.
Um dos coordenadores e idealizadores do projeto, Claud Goellner, presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Passo Fundo e Alto Jacuí, definiu o projeto: “o lixo é um problema e responsabilidade de todos. A sociedade e o Poder Público devem juntos promover iniciativas de proteção do meio ambiente”, enfatizou Claud.
O projeto Rua sem lixo é uma iniciativa dos Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Alto Jacuí e do Rio Passo Fundo em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo e Fundação Cultural Planalto. A iniciativa também tem o apoio da Universidade de Passo Fundo, Acisa, CDL e Sincomércio.