Inicia o XI Festival Internacional de Folclore

Hoje, o Festival Internacional de Folclore e a Jornada Nacional de Literatura consolidam Passo Fundo como um pólo cultural brasileiro.

 

                Há 20 anos atrás, em 17 de agosto de 1992, durante o governo do nosso atual prefeito Airton Dipp, acontecia em Passo Fundo a primeira edição do Festival Internacional de Folclore. Grupos de diversos países chegavam à cidade para mostrar sua cultura através da arte e propagar aquele que é o maior objetivo deste evento: a paz mundial.

                Hoje, o Festival Internacional de Folclore e a Jornada Nacional de Literatura consolidam Passo Fundo como um pólo cultural brasileiro.

                Na noite desta sexta-feira, 17, subiram ao palco do XI Festival Internacial de Folclore as delegações de 11 países, sendo eles, Bolívia, Chile, China, Costa Rica, Equador, Brasil, Itália, Panamá, Rússia, Turquia e Cuba que embalaram o público de mais de 4.500 pessoas.

                Ao falar do festival, Paulo Dutra, que é seu maior realizador, agradeceu primeiramente a Deus e à comunidade pelo evento e lembrou ser a atual Administraçao uma força que faz a diferença. “Quero dizer que isso só é possível por causa da Administração atual que resolveu os problemas de dívida do estado e nos apoiou. Agradeço ao prefeito Dipp que está no seu 5 festival, porque o primeiro foi com ele”, destacou. Dutra também falou do desenvolvimento da cidade e do quanto a vinda de empresas pode ajudar a manter vivo o Festival Internacional de Folocre. “Esperamos que as novas empresas possam nos ajudar financeiramente, lembrando que elas podem doar 100% do seu imposto de renda. Obrigado e um bom festival a todos nós”, ressaltou.

                O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luis Miguel Scheis, lembrou que Passo Fundo se consolida hoje não somente como a Capital Nacional da Literatura, mas também como a terra do Festival Internacional de Folclore. “Nós da Câmara Municipal de Vereadores nos sentimos muito honrados de estar com o CIOFF e com o Paulo Dutra nos momentos bons e ruins. Um bem vindo a todos e tenho certeza que este será um grande espetáculo”, salientou.

                Ao dar boas vindas em diferentes línguas às delegações dos países participantes, o deputado Diógenes Basegio falou das dificuldades que existem na realização de um evento deste porte. “Este evento é uma demonstração do esforço da comunidade”, destacou.

                O prefeito Airton Dipp lembrou a todos da importância do Festival Internacional de Folclore para a cidade de Passo Fundo. “Nós queremos agradecer os apoiadores e dizer que é fundamental que as novas empresas colaborem.  Queremos cumprimentar o CIOFF que tem sido pioneiro na realização do festival e a pessoa que toma frente em tudo isso: Paulo Dutra, parabéns”, declarou.

                Em nome da paz mundial foi lançada oficialmente a 11 edição do Festival Internacional de Folclore que acontece de dois em dois anos em Passo Fundo. Nesta noite de sábado subirão ao palco os grupos da Bolívia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espírito Santo, Itália, Pará e Rússia. A programação segue até o dia 25 de agosto.

 

 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 18 de agosto de 2012.