Prefeitura, hospitais e UFFS assinam convênio para instalação de campus em Passo

O anúncio dos recursos foi feito pelo reitor Jaime Giolo, que confirmou também que já foram autorizadas pelo Ministério da Educação, contratações via concurso público




O Governo Federal já  destinou R$ 30 milhões do orçamento da União para a implantação do campus de medicina da Universidade Federal Fronteira Sul em Passo Fundo. Com a confirmação desta notícia, o prefeito Airton Dipp foi categórico ao afirmar que, apesar de ainda estarem pendentes algumas autorizações, a instalação do campus da UFFS em Passo Fundo é irreversível. “ Quem conhece gestão pública sabe que quando são alocados recursos, a obra está garantida”, comemorou, durante sua fala realizada no ato de assinatura de convênios entre a UFFS, a Prefeitura Municipal e os hospitais da Cidade, São Vicente de Paulo e Dr. César Santos, realizado na câmara de Vereadores.
O anúncio dos recursos foi feito pelo reitor Jaime Giolo, que confirmou também que  já foram autorizadas  pelo Ministério da Educação, contratações  via concurso público , de professores e técnicos para o campus Passo Fundo. Giolo destacou  a mobilização regional como fator decisivo para a escolha da cidade como sede de um campus dentro do programa de expansão da universidade federal. “Além de oferecer todas as condições técnicas, e ter hospitais qualificados, dispostos a formação de profissionais, esta região se articulou de forma extraordinária e produziu informações suficientes para convencer o Ministro da Educação a respeito da capacidade de abrigar um curso federal de medicina”.
O reitor garantiu também que o cronograma estabelecido para o início das atividades em Passo Fundo é apertado, mas será cumprido. A estimativa é de que as aulas comecem já no segundo semestre de 2013. “Temos convicção de que produziremos uma instituição digna da qualidade desta cidade”, finalizou.
O diretor do Hospital Municipal Dr. César Santos, Fernando de Oliveira,  destacou a importância do hospital estar inserido  na estrutura de suporte ao curso de medicina e, em conjunto com um grupo de funcionários presentes no plenário, reafirmou a parceria.
O representante do Hospital da Cidade, Paulo Ferenci, falou do orgulho de integrar uma entidade que foi criada com foco no ensino em saúde e que também será parceira importante para o suporte ao novo curso de medicina.
O presidente do Hospital São Vicente, Décio Ramos de Lima, disse que ousa em afirmar que a vinda do campus da UFFS para a cidade foi o melhor presente que Passo Fundo poderia ter recebido nos seus 155 anos.
Os projetos para a instalação do campus Passo Fundo estão em construção e, conforme o reitor em exercício,  Antônio Inácio Andreolli, em 60 dias deve ser publicada a portaria que define a comissão que vai elaborar o planejamento pedagógico do curso. Segundo ele, a expansão dos cursos federais de medicina é um marco de fortalecimento da rede do Sistema Único de Saúde.
O ato de assinatura dos convênios integrou a programação das comemorações  dos 155 anos de Passo Fundo.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 3 de agosto de 2012.