Entre as dez cidades com maior PIB no estado, Passo Fundo desbancou Santa Maria e passou a ocupar a 9ª posição no ranking divulgado nesta semana pela Fundação de Economia e Estatística- FEE. Depois de Rio Grande e Gravataí, foi a cidade que mais cresceu percentualmente, alcançando um PIB 17,3% maior que o do ano anterior. Os dados referem-se ao ano de 2007, e demonstram o crescimento econômico da cidade, o que segundo o prefeito Airton Dipp não foi surpresa para a administração municipal.
Entre as dez cidades com maior PIB no estado, Passo Fundo desbancou Santa Maria e passou a ocupar a 9ª posição no ranking divulgado nesta semana pela Fundação de Economia e Estatística- FEE. Depois de Rio Grande e Gravataí, foi a cidade que mais cresceu percentualmente, alcançando um PIB 17,3% maior que o do ano anterior. Os dados referem-se ao ano de 2007, e demonstram o crescimento econômico da cidade, o que segundo o prefeito Airton Dipp não foi surpresa para a administração municipal. “Temos infraestrutura, hospitais, universidade e localização geográfica estratégica. Já somos um centro regional e vamos crescer ainda mais”, afirmou.
A curva de crescimento do PIB de Passo Fundo deve se manter em ascendência, já que para o cálculo do próximo índice, já estarão incluídos os resultados obtidos com a empresa BSBIOS e outras que ampliaram sua produção e geraram mais empregos. O prefeito arrisca dizer que, em breve, o PIB de Passo Fundo pode ultrapassar o de cidades como Pelotas. “Com o incentivo para atividades industriais e de logística, buscamos o equilíbrio entre as atividades econômicas, para que crises sazonais segmentadas possam ser superadas com mais tranquilidade”, afirmou o prefeito, fazendo um prognóstico positivo para os próximos 10 anos na economia de Passo Fundo.
Para o futuro, a administração municipal pretende manter os incentivos para o setor industrial e de logística, mas buscará também a reorganização de sua estrutura para fomentar as micro e pequenas empresas. “Temos ainda um sonho, que é dar estrutura ainda maior para o setor de logística em nossa cidade com a ampliação de plataforma, incluíndo o aeroporto de cargas”, destacou.