Prefeito Dipp assina decreto para criar GGIM e anuncia verbas do Pronasci

O prefeito Airton Dipp, acompanhado do Ministro da Justiça, Tarso Genro, assinou nesta tarde, na Câmara de Vereadores, o decreto que institui o Gabinete de Gestão Integrada do Município de Passo Fundo. O GGIM vai funcionar como o principal canal de relação entre as três instâncias de governo, para tratar das questões relativas a segurança pública na cidade. Conforme o prefeito Airton Dipp, será o espaço de articulação de políticas públicas de segurança e de coordenação dos projetos do município no Pronasci. “ Passo Fundo terá 3 milhões de reais para investir em ações preventivas de segurança. Temos convicção de que em um breve período já poderemos avaliar e mensurar os bons resultados dos programas”, completou. Segundo o Ministro Tarso Genro, a verba do Pronasci só chega a Passo Fundo, graças ao empenho do prefeito municipal. “ Agradeço ao prefeito Dipp pela oportunidade de implementar o Pronasci nesta cidade”, concluiu.




O prefeito Airton Dipp, acompanhado do Ministro da Justiça, Tarso Genro, assinou nesta tarde, na Câmara de Vereadores,  o decreto que institui o Gabinete de Gestão Integrada do Município de Passo Fundo. O GGIM vai funcionar como o principal canal de relação entre as três instâncias de governo, para tratar das questões relativas a segurança pública na cidade. Conforme o prefeito Airton Dipp, será o espaço de articulação de políticas públicas de segurança e de coordenação dos projetos do município no Pronasci. “ Passo Fundo terá 3 milhões de reais para investir em ações preventivas de segurança. Temos convicção de que em um breve período já poderemos avaliar e mensurar os bons resultados dos programas”, completou. Segundo o Ministro Tarso Genro, a verba do Pronasci só chega a Passo Fundo, graças ao empenho do prefeito municipal. “ Agradeço ao prefeito Dipp pela oportunidade de implementar o Pronasci nesta cidade”, concluiu.
O colegiado pleno do GGIM será composto por um representante e um suplente das seguintes instituições e órgãos: executivo municipal, secretaria de gabinete, secretaria de Cidadania e Assistência Social, secretaria de Transportes. Mobilidade Urbana e Segurança, OAB, Brigada Militar, polícia Civil do RS, Polícia Federal, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Instituto Geral de Perícias e Susepe.
Os 3 milhões de reais que serão liberados para a cidade dentro dos projetos do Pronasci serão aplicados em 7 ações específicas. Entre os projetos estão Jovem Cidadão, que busca selecionar e capacitar 200 jovens em situação de risco, desassistidos por políticas sociais; Mulheres da Paz, que fará a seleção e capacitação de 200 mulheres para atuação nas comunidades da periferia, para construir e fortalecer as redes sociais de prevenção à violência; Formação de Núcleos de Justiça Comunitária, para mediar conflitos que poderiam se tornar ações de justiça ou mesmo casos de polícia; Canal Comunidade, que terá uma unidade móvel de atendimento para orientar sobre defesa do consumidor; Elaboração do Plano Municipal de Segurança, com investimento de R$ 138 mil e ainda a elaboração de pesquisas e diagnósticos sobre a condição juvenil e violência. Do montante da verba remetida pelo Ministério da Justiça, o município dará contrapartida de 2%, o equivalente a R$ 63 mil.

O Pronasci e a Olimpíada

Em entrevista coletiva concedida à imprensa, o Ministro Tarso Genro falou da decisiva influência dos resultados já obtidos com as ações do Pronasci, para a escolha do Rio de Janeiro como a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O programa, já implantado em 109 cidades brasileiras, foi responsável pela retirada da pauta de restrições do Rio de Janeiro para sediar os jogos, o tema segurança pública. O Comitê Olímpico Internacional entendeu que as ações já obtiveram resultados importantes até agora e que, para 2016, muitos outros problemas deverão estar sanados.
O Ministro manifestou-se também em relação ao vazamento das provas do ENEM, noticiada nos últimos dias pela imprensa nacional. Ele afirmou que nesta terça-feira se reúne com o Ministro da Educação Fernando Haddad e com os representantes da inteligência da Polícia Federal para discutir ações do governo para melhorar a segurança na impressão e distribuição das provas. Tarso garantiu que se for necessário irá colocar agentes da polícia federal acompanhando a impressão do material e que disponibilizará a força nacional para acompanhar a distribuição do material em todos o país.
Questionado ainda, se convidaria o prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp para compor chapa ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, disse que não falaria sobre o pleito, mas que Dipp é sempre uma boa companhia e que orgulha o quadro político brasileiro.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 5 de outubro de 2009.