Governadora convida prefeito Dipp para integrar força tarefa
Situação de emergência nos presídios do RS
A governadora Yeda Crusius fez contato com o prefeito Airton Dipp, nesta quarta-feira (08/10), cumprimentando pela vitória no pleito de domingo, e informou sobre a decisão adotada em decretar estado de emergência no sistema prisional do Rio Grande do Sul. A iniciativa é motivada pela dificuldade burocrática no processo de licitação das obras de construção de novos presídios ou ampliações de casas de detenção no Estado. Justificou, ainda, que a medida é mais no sentido de agilizar os investimentos previstos em diferentes regiões do Estado, que prevêem construção de presídios novos.
Ao mesmo tempo fez convite ao prefeito, engenheiro Dipp, para participar da força tarefa, - composta por lideranças gaúchas de notabilidade, - que vai acompanhar a execução das obras a serem agilizadas.
Dipp afirmou que vem cobrando o desempenho do Estado neste sentido, e lembrou a mobilização concretizada quando esteve, com o deputado Beto Albuquerque, em Brasília, fazendo apelo ao ministro da Justiça, oportunidade em que foi obtida a liberação da verba federal para Passo Fundo construir o presídio novo. Foram liberados recursos federais de 8 milhões de reais, e o município liberou imediatamente a contrapartida destinando a área para o presídio, junto à BR – 285. Neste sentido o prefeito prontificou-se em participar do movimento junto ao governo do Estado para que a governadora consiga agilizar o início das obras do presídio, que é necessidade indiscutível para a região.