Resultado deve ser divulgado na quarta-feira
Passo Fundo é uma das nove cidades que participa de iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para estimar o percentual da população gaúcha infectada pela Covid-19 e o ritmo de avanço da pandemia no Estado. No Município, foram cerca de 500 pessoas entrevistadas, na primeira etapa realizada neste final de semana. Ocorrerão mais três etapas, também com amostra de 500 pessoas em cada, no intervalo de 15 dias.
A equipe de coordenação da pesquisa agradece todas as pessoas que participaram do estudo até o momento.
Os resultados serão divulgados por integrantes da coordenação da pesquisa e do Governo do RS em aproximadamente 48 horas após a finalização de cada rodada do inquérito populacional. A previsão é que a divulgação seja realizada na próxima quarta-feira (15). A partir do estudo, será possível conduzir estratégias de enfrentamento e prevenção da disseminação da doença.
O Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO) é a empresa responsável pelo trabalho de coleta de dados, que está sendo realizado neste final de semana, por meio de visitas domiciliares, em que os participantes são submetidos a um teste rápido para a Covid-19 e respondem a um questionário de vinte minutos (60 perguntas) sobre sintomas do coronavírus e práticas de isolamento social para prevenção da doença.
A iniciativa é do Governo do Estado, através do Comitê de Análise de Dados, criado pelo Decreto nº 55.129 (06.03.2020) e coordenado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) do RS, com coordenação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tendo a Universidade de Passo Fundo (UPF), a Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs) e a Faculdade Meridional (Imed) como parceiras.