Festival de Música de Passo Fundo


De 13 a 18 de março de 2023

Uma semana para viver a música: é esta a proposta da Prefeitura ao promover o Festival de Música de Passo Fundo. De 13 a 18 de março, a comunidade terá acesso a uma programação ampla e gratuita, que ocupará os espaços públicos e contará com a presença de músicos passo-fundenses reconhecidos no mundo. Em meio aos eventos, o Município fará também a entrega da sede da Escola Pública de Música Yamandu Costa.

O festival terá um cortejo musical, que desfilará pela cidade, encontros para falar sobre música e workshop. Além disso, entre os momentos mais aguardados, estão apresentações de músicos passo-fundenses consagrados, como Yamandu Costa, Alegre Corrêa e Gabriel Selvage, e do gaiteiro porto-alegrense Renato Borghetti.

O Festival de Música é fruto de uma lei de autoria do vereador Michel de Oliveira, que instituiu a Semana da Música, a ser realizada anualmente no mês de março. A iniciativa foi construída em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF).

Música nos espaços públicos

Toda a programação será gratuita e grande parte dela acontecerá nos espaços públicos a fim de convidar as pessoas a viverem a música. Haverá encontros no Teatro Múcio de Castro, na Gare Gastronômica e nas ruas da cidade, além do auditório do Colégio Notre Dame.

Aqui, se destaca as primeiras ações do Música no Ponto. O projeto levará apresentações musicais para locais que registram grande movimentação de pessoas, como paradas de ônibus e praças, ampliando o acesso dos passo-fundenses à música e, ao mesmo tempo, valorizando os músicos locais. A seleção das apresentações foi feita a partir de um edital público.

Inauguração da sede da Escola Pública de Música

No dia 16 de março, às 9h, a Prefeitura fará a entrega da sede da Escola Pública Yamandu Costa, um projeto inovador e que oportunizará transformações à vida de crianças da rede municipal de ensino. O prédio fica localizado no Parque da Gare.

Conforme explica o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, na sede, será realizado um trabalho específico e aprofundado com os alunos que participarem do projeto e apresentarem maior aptidão. “Os alunos que se destacarem na escola de seu respectivo quadrante vão poder estar no conservatório para compor conjuntos musicais formados por crianças e jovens da rede pública municipal de educação”, enfatiza.

Quatro escolas de Ensino Fundamental concentrarão as aulas de música. São elas: Senador Pasqualini, Cohab Secchi, Benoni Rosado e Wolmar Salton. “Uma escola em cada quadrante foi definida para acolher o projeto. Essas escolas receberão alunos de outras instituições de suas regiões. Partindo de uma dimensão de cidade educadora, elas têm o território como espaço de ação”, salienta.

A Escola Pública de Música leva o nome do gênio da música mundial, vencedor do Grammy Latino em 2021 e passo-fundense Yamandu Costa. As inscrições para os estudantes interessados em fazer parte da iniciativa devem ser feitas pelo site gg.gg/epyminscricao.