Prefeitura lança 1º Ciclo de Palestras sobre violência contra a mulher
A Prefeitura Municipal, através da união das Coordenadorias da Mulher, da Juventude e da Igualdade Racial, promove nesta terça-feira, 13 de agosto, a abertura oficial do 1º Ciclo de Palestras – Fim da violência contra a mulher: uma responsabilidade de todos. O evento acontece a partir das 13h30, no auditório da Faculdade de Medicina, em frente ao HSVP, e reúne agentes do município que atuam na área da saúde e da assistência social.
Mais quatro palestras estão programadas ao longo deste ano, destinadas a diferentes públicos, entre eles estudantes do ensino médio da rede estadual, professores da rede municipal e integrantes do projeto Mulheres da Paz.
Motivado pelos preocupantes números atingidos em Passo Fundo – a cidade ocupa segundo lugar no ranking estadual de registros de violência de gênero, com mais de 3.500 casos em 2012 -, o ciclo de palestras busca esclarecer a população e contribuir para reverter essa situação, já que nesse caso uma das grandes armas de combate é a informação. Sendo assim, a ação desenvolvida pelas coordenadorias oferece ao público amplos debates sobre o tema com a presença dos autores do livro “É pensando nos homens que eu perdoo aos tigres as garras que dilaceram”, lançado em Passo Fundo pela Aldeia Sul Editora, em março deste ano, durante as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher. Desde então a obra já serviu de gancho para debates realizados em Passo Fundo, Casca e Tapejara, com atividades marcadas em Palmeira das Missões e outras cidades da região.
O estudo sobre a violência de gênero tem autoria de Claudia Crusius, titular da Delegacia da Mulher, José Ernani de Almeida, historiador e Secretário de Cultura, Josiane Petry Faria, coordenadora do Projur Mulher, Mariane Loch Sbeghen, arteterapeuta da Casa da Mulher, Marina de Campos, jornalista e designer do livro, e por fim Ivaldino Tasca, jornalista que também assina como organizador. A abertura do 1º Ciclo de Palestras – Fim da violência contra a mulher: uma responsabilidade de todos acontece nesta terça, 13, às 13h30, de forma gratuita e aberta ao público.