Com estações em pleno funcionamento, Prefeitura inicia divulgação de dados meteorológicos

As 12 novas estações meteorológicas instaladas pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Defesa Civil Municipal, estão em pleno funcionamento e, a partir de hoje (7), os dados coletados por elas passam […]

As 12 novas estações meteorológicas instaladas pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Defesa Civil Municipal, estão em pleno funcionamento e, a partir de hoje (7), os dados coletados por elas passam a ser divulgados no site oficial do município. A iniciativa marca um avanço importante na modernização e ampliação da infraestrutura de monitoramento climático da cidade.

Os equipamentos, distribuídos de forma estratégica entre zonas urbana e rural, já estão operando com precisão e regularidade. Oito estações foram adquiridas pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e estão instaladas em pontos do interior do município. As outras quatro, compradas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, estão localizadas em bairros da área urbana.

Com tecnologia avançada, as estações fornecem uma gama completa de dados meteorológicos, como temperatura, umidade, volume de precipitação, rajadas e direção do vento, intensidade luminosa, radiação UV, sensação térmica, ponto de orvalho, pressão atmosférica, além de indicadores ambientais como o nível de rios e córregos, risco de desmoronamentos e concentração de CO₂.

A operação em tempo real dos equipamentos oferece suporte direto para a tomada de decisões em diferentes áreas, especialmente na agricultura e na Defesa Civil. “As estações meteorológicas são ferramentas fundamentais para a gestão de riscos e para a proteção da população. Com o pleno funcionamento de todos os pontos, conseguimos ampliar nosso monitoramento e prevenir situações de emergência com mais eficiência”, destaca o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Fernando Bicca.

A cobertura abrangente das estações também garante um mapeamento climático mais detalhado de todo o território municipal. No perímetro urbano, os equipamentos foram instalados nos bairros Entre Rios, Victor Issler, Manoel Portela e Centro. Já na zona rural, estão em funcionamento nas comunidades de Linha Camponesa, Transbrasiliana, Bela Vista, Pulador, Bom Recreio, Capinzal, São Roque e Sede Independência, formando um cinturão de vigilância ambiental ao redor da cidade.

Os dados podem ser conferidos no link www.pmpf.rs.gov.br/estacoesmeteorologicas