Ao todo, 369 municípios do Estado, incluindo Passo Fundo, que tiveram suas situações de calamidade pública ou emergência reconhecidas pela Defesa Civil Nacional até 15 de maio, serão contemplados
O Auxílio Reconstrução, um benefício financeiro destinado às famílias gaúchas desalojadas ou desabrigadas pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul, lançado pelo Governo Federal, beneficiará cada família com um pagamento único de R$ 5,1 mil para recuperar bens perdidos devido aos desastres naturais. A medida foi oficializada pela Medida Provisória nº 1.219 e regulamentada pela Portaria nº 1.774, ambas publicadas em maio de 2024.
Ao todo, 369 municípios do estado, incluindo Passo Fundo, que tiveram suas situações de calamidade pública ou emergência reconhecidas pela Defesa Civil Nacional até 15 de maio, serão contemplados. O auxílio visa principalmente a compra de móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos perdidos nas enchentes.
De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Fernando Carlos Bicca, a distribuição do benefício ocorrerá em três etapas, coordenadas pela prefeitura. “A prefeitura iniciou o cadastro das famílias em 27 de maio. O critério para receber o auxílio é residir em áreas efetivamente inundadas ou danificadas. O cadastramento também é necessário para que o Governo Federal realize cruzamento de dados, garantindo a correta destinação dos recursos”, apontou o coordenador.
Os responsáveis familiares poderão verificar sua inclusão no sistema a partir desta segunda-feira (27), utilizando a senha do portal gov.br. A validação dos dados e a posterior confirmação pela Caixa Econômica Federal garantirão o depósito do auxílio diretamente na conta dos beneficiários, sem a necessidade de abertura de novas contas.