Vacina contra a bronquiolite está disponível para gestantes em oito unidades de saúde

Imunização protege os bebês contra a doença nos primeiros seis meses de vida, reduzindo casos graves e complicações respiratórias

Em Passo Fundo, a vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por grande parte dos casos de bronquiolite em bebês, acontece em oito unidades de saúde. Desde o início da campanha, 403 doses já foram aplicadas, reforçando a adesão à imunização, que continua disponível.

O imunizante é destinado exclusivamente a gestantes a partir da 28ª semana de gestação. O objetivo é garantir proteção aos recém-nascidos nos primeiros seis meses de vida, período em que as infecções respiratórias podem evoluir para quadros graves e internações.

Conforme a secretária-adjunta de Saúde, Caroline Gosch, a bronquiolite é uma doença respiratória comum, mas potencialmente grave, sobretudo, em bebês menores de um ano. “A bronquiolite atinge principalmente os bebês, pois o sistema respiratório e o sistema imunológico ainda estão em desenvolvimento. Em muitos casos, a doença pode evoluir rapidamente, levando a internações, uso de oxigênio e até UTI”, destaca.

A vacinação é uma das formas mais eficazes de proteção. “A vacina ajuda a reduzir formas graves da doença, diminuindo internações e complicações. Bebês vacinados ou protegidos pelos anticorpos da mãe têm mais chances de atravessar o período crítico com segurança. Quando a gestante se vacina, ela produz anticorpos que são transferidos para o bebê ainda na barriga. Isso significa que o recém-nascido já nasce com proteção nos primeiros meses de vida — justamente o período de maior risco”, enfatiza Caroline.

A estratégia do Município segue orientação do Ministério da Saúde e representa um avanço importante na saúde pública, já que a vacina contra o VSR era oferecida apenas na rede particular e, desde dezembro do ano passado, está disponível de forma gratuita pelo SUS. A dose única pode ser aplicada independentemente da idade, peso ou histórico vacinal da gestante, considerando as 28 semanas de gestação.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o chamamento às gestantes para que procurem uma das unidades de referência e garantam essa proteção essencial aos bebês, contribuindo para a redução de casos graves de bronquiolite e outras complicações respiratórias.

Locais de vacinação
Devido ao quantitativo de doses, a aplicação ocorre em oito unidades de referência do município:
• Cais Boqueirão
• Cais São Cristóvão
• Cais Hípica
• Cais Vila Luiza
• UBS Petrópolis
• ESF Adirbal Corralo
• UBS Annes
• ESF Zachia

Horários de atendimento
Cais
• Segunda a sexta-feira: 8h às 18h30
• Sábado: 8h às 11h30
UBS e ESF
• Segunda a sexta-feira: 8h às 11h30 e das 13h às 16h30