A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Guarda de Trânsito, reiniciou nesta quinta-feira (15) a operação de recolhimento de veículos abandonados em vias públicas. A primeira ação de 2026 foi realizada […]
A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Guarda de Trânsito, reiniciou nesta quinta-feira (15) a operação de recolhimento de veículos abandonados em vias públicas. A primeira ação de 2026 foi realizada nos bairros Victor Issler e Loteamento Santa Rita, com a remoção de sete (7) veículos em avançado estado de deterioração.
A operação atende a encaminhamentos da Promotoria Pública, está amparada pelo Código de Trânsito Brasileiro e segue legislações municipais. Os veículos removidos apresentavam documentação vencida e estavam abandonados nas ruas, prejudicando a mobilidade urbana, a segurança pública e a saúde da população.
O coordenador de Trânsito da Guarda Municipal, Éder Luis Kerner, explicou que a retomada tem foco especial nos bairros, onde há maior concentração de denúncias.
“Esses veículos, além de ocuparem irregularmente o espaço público, muitas vezes servem de esconderijo para marginais ou abrigo para pessoas em situação de vulnerabilidade. Também representam risco à saúde, por acumular lixo, água parada e suja e se tornar locais de insetos”, destacou.
Como funciona a operação:
- A população pode denunciar veículos abandonados à Guarda Municipal de Trânsito.
- Após vistoria, os proprietários são notificados e têm prazo para retirada voluntária.
- Se o prazo expirar, os veículos são removidos para o pátio do Guincho Petrópolis.
- Caso não sejam retirados no período legal, podem ser destinados a leilão.
A Prefeitura reforça que a ação seguirá ao longo do ano, especialmente nos bairros com maior número de denúncias que podem ser feitas para a Guarda Municipal de Trânsito pelo e-mail seg@pmpf.rs.gov.br