Passo Fundo tem saldo positivo na geração de empregos

Entre janeiro e novembro do ano passado, o município registrou 2.768 novos postos de trabalho

Passo Fundo encerrou 2025 com resultados positivos no mercado de trabalho e se consolidou como uma das cidades que mais geraram empregos no Rio Grande do Sul. Entre janeiro e novembro do ano passado, o município registrou um saldo positivo de 2.768 novos postos de trabalho, alcançando a 3ª colocação no ranking estadual de geração de empregos no período.

Os dados são do Observatório Econômico da Prefeitura de Passo Fundo, com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo considera a relação entre admissões e desligamentos.

A posição de destaque do município no ranking estadual se reflete em vários setores. É vista, sobretudo, no saldo de vagas nas áreas de Serviços (1.869), Indústria (307), Construção Civil (311) e Comércio (262).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Adolfo de Freitas, o bom desempenho de Passo Fundo acontece devido a uma economia diversificada e dinâmica. “Os números reforçam o papel do nosso município como um polo regional de desenvolvimento econômico, com ambiente favorável à geração de empregos, atração de investimentos e fortalecimento das atividades produtivas”, pontua.

O prefeito Pedro Almeida avalia que, para impulsionar cada vez mais o desenvolvimento econômico, a Prefeitura segue investindo em políticas públicas, como a Escola das Profissões e o Café com Emprego. “A qualificação profissional, o incentivo ao empreendedorismo e apoio aos setores que movimentam a economia local, contribuindo para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população, estão entre os principais objetivos das ações do Município”, enfatiza.