Entre os dias 15 e 18 de janeiro, Passo Fundo será palco da Festa Campeira e da Fase Regional do FECARS 2026, promovida pela 7ª Região Tradicionalista com apoio da Prefeitura de […]
Entre os dias 15 e 18 de janeiro, Passo Fundo será palco da Festa Campeira e da Fase Regional do FECARS 2026, promovida pela 7ª Região Tradicionalista com apoio da Prefeitura de Passo Fundo. O evento será realizado no Parque de Rodeios da Roselândia (Vitor Mateus Teixeira) e reunirá tradicionalistas, competidores e o público em geral em uma intensa programação de provas campeiras, atrações culturais e shows musicais gratuitos.
No final da tarde desta segunda-feira (12), o prefeito Pedro Almeida esteve no local vistoriando os preparativos finais para o evento na companhia do secretário de Cultura, Rafael Bortoluzzi e comissão organizadora do evento, para verificar as melhorias realizadas no parque para garantir mais conforto e segurança a todos os participantes e visitantes.
"Essa é uma festa que valoriza as nossas raízes e movimenta a economia e o turismo. Estamos fazendo investimentos importantes para que o Parque esteja bem estruturado e pronto para receber com qualidade quem vem participar ou prestigiar o FECARS. Passo Fundo tem orgulho de sediar um evento dessa grandeza", destacou o prefeito Pedro.
A programação campeira inclui provas como Laço Prenda, Guri, Piá, Pai e Filho, Vaca Parada, entre outras modalidades voltadas exclusivamente para laçadores da 7ª Região Tradicionalista. As noites serão animadas com shows de Mano Lima, Cristiano Quevedo, Grupo Poncho Velho e Jauro Gehlen e Amigos, com entrada gratuita.
O coordenador da 7ª RT, Verceli de Oliveira, reforçou a importância do apoio do Município. “Estamos preparando uma grande festa, e a parceria com a Prefeitura tem sido fundamental. A cidade de Passo Fundo tem tradição e estrutura para eventos deste porte, e estamos muito confiantes no sucesso desta edição,” afirmou.
A expectativa é de público superior a 5 mil pessoas ao longo dos quatro dias.
Melhorias no parque
Segundo o secretário de Cultura, Rafael Bortoluzzi, foram realizadas diversas melhorias no local: corte de grama, limpeza, nova rede elétrica na área campeira, troca da iluminação, caixas de tomadas, rampa de acessibilidade na arquibancada da pista de laço, corrimão na pista da vaca parada, além de consertos nas cercas, mangueiras e pista de laço.
Com entrada gratuita e uma programação tradicionalista intensa, o FECARS 2026 promete movimentar Passo Fundo e celebrar a cultura gaúcha em alto nível, sendo a maior etapa de todas as fases classificatórias da competição gaúcha.