Prefeitura realiza Semana Municipal da Pessoa com Deficiência com ações de inclusão e sensibilização

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, promove ao longo do mês de dezembro a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A programação, prevista em lei […]

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, promove ao longo do mês de dezembro a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A programação, prevista em lei municipal, reúne atividades alusivas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, e tem como foco sensibilizar a comunidade, ampliar o debate sobre inclusão e reforçar o papel das políticas públicas voltadas ao tema.

Segundo o coordenador da Pessoa com Deficiência, Emerson Drebes, a realização da Semana Municipal reforça o compromisso do município com a inclusão e se conecta às datas oficiais que tratam do tema. “A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência ocorre de 01 a 11 de agosto. Já o Dia Internacional é em 3 de dezembro, e é essa data que uma lei municipal estabelece como referência para nossa programação. Por isso, realizamos em dezembro ações alusivas a este dia, fortalecendo o debate e aproximando a comunidade das pautas da inclusão”, explicou.

Ele destaca que as atividades foram planejadas para envolver diferentes setores e estimular o engajamento social. “No dia 1º teremos uma ação de sensibilização na Praça da Mãe, com vivências sensoriais inclusivas. No dia 2, faremos a abertura oficial da semana. No dia 3, teremos uma roda de conversa sobre inclusão e sobre o papel da Coordenadoria. E no dia 11 seremos parceiros do Conselho Estadual na realização do encontro regional dos conselhos municipais. São momentos importantes para instruir, sensibilizar e reforçar que a inclusão é responsabilidade de todos”, afirmou Drebes.

Programação inicia com vivências sensoriais na Praça da Mãe
A programação inicia no dia 1º de dezembro, às 9h, na Praça da Mãe, na Avenida Brasil. A atividade, denominada Circuito Vivência Sensorial Inclusiva, convida a população a experimentar, de forma orientada, situações cotidianas enfrentadas por pessoas com deficiência.
Durante a ação, participantes utilizarão cadeiras de rodas, vendas nos olhos, bengalas e outros recursos para vivenciar limitações físicas, sensoriais e de mobilidade, em uma proposta de empatia e conscientização.

Já a abertura oficial da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e Prestação de Contas das ações realizadas nos últimos anos, será realizada no dia 2 de dezembro, na sala dos Conselhos Municipais. Será um momento importante de diálogo, transparência e fortalecimento das políticas públicas de inclusão no nosso município.

No dia 3 de dezembro, às 14h, a programação segue com uma Roda de Conversa na sede da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, localizada na Rua Morom, 1324, sala 104 (Centro Comercial Da Vinci).

A atividade reúne representantes do Executivo, Legislativo, integrantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE), secretarias municipais e diversas entidades atuantes na área da inclusão.
O encontro tem como objetivo discutir desafios, conquistas e a importância das ações realizadas no município, além de reforçar o papel da Coordenadoria na articulação de políticas públicas.
Entre as entidades convidadas estão OAB, ACD, AUMA, APAE, APACE, ADCSPF, APAS, NUCRESS, além de órgãos municipais como SME, SEHAB, SMS, SEMCAS, SMO, SEDEC, SEPLAN e SSG.
Também participam instituições convidadas, como a 7ª CRE, 6ª CRS, Vivamente, Escola Pública das Profissões, Escola Pública de Música, diversas escolas públicas temáticas do município e coordenadorias setoriais.

Município recebe encontro regional dos conselhos
A agenda se encerra no dia 11 de dezembro, das 8h às 17h, no Auditório da Faculdade Anhanguera de Passo Fundo (Rua Paissandu, 1200), com o Encontro Regional de Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.
Passo Fundo será sede da atividade, que reunirá representantes de diferentes municípios para troca de experiências, formação e alinhamento de políticas públicas.
A Coordenadoria ressalta que mais detalhes sobre a organização final das atividades serão definidos nesta semana.