Passo Fundo esteve representada, nesta segunda-feira (3), na 88ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), realizada de forma integrada à Cúpula Mundial de Prefeitos, no Rio de Janeiro. […]
					
				Passo Fundo esteve representada, nesta segunda-feira (3), na 88ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), realizada de forma integrada à Cúpula Mundial de Prefeitos, no Rio de Janeiro. O evento reúne governantes do Brasil e do exterior, além de lideranças da sociedade civil, para debater temas estratégicos para o desenvolvimento das cidades, como mudanças climáticas, mobilidade urbana, saúde e sustentabilidade.
Vice-presidente de Educação da FNP, o prefeito Pedro Almeida coordenou a reunião da comissão sobre educação especial inclusiva e seus desafios. O encontro destacou a necessidade de fortalecer políticas públicas voltadas à educação inclusiva, considerando o crescimento no número de diagnósticos, especialmente de crianças com autismo, e as dificuldades enfrentadas pelos municípios para garantir atendimento adequado nas redes de ensino.
Segundo o prefeito, o debate é fundamental para que as cidades estejam preparadas para atender às novas demandas da educação brasileira. “Ao longo dos anos, temos visto um aumento significativo dos diagnósticos, especialmente de crianças com autismo. Muitos municípios ainda não estão estruturados para essa realidade e é essencial avançarmos com responsabilidade e técnica, ouvindo os profissionais que estão na ponta e compreendendo as particularidades de cada rede”, destacou.
O prefeito Pedro reforçou ainda que o papel dos municípios é central na construção de soluções que respeitem a diversidade e a realidade local. “Precisamos ter uma regulação que esteja de acordo com o dia a dia das escolas, com a realidade de cada comunidade. Isso exige diálogo e trabalho conjunto para que a educação avance cada vez mais em todo o país”, afirmou.
As reuniões da FNP no evento abordaram ainda temas como governança climática, desafios das cidades exportadoras e reforma tributária. O encontro serve de espaço para a troca de experiências e fortalecimento da agenda entre os municípios.
Avanços recentes
- A Prefeitura de Passo Fundo criou, neste ano, a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, que ficará responsável por fomentar políticas públicas voltadas a esse público.
 - Em 2022, o Município entregou a sede da Escola Olga Caetano Dias, no Bairro Secchi. O espaço de Educação Especial é focado no Ensino Fundamental, mas também atende jovens e adultos.
 - Já no ensino regular, o Município mantém, atualmente, mais de 355 monitores na rede e professores de atendimento especializado em todas as escolas de Ensino Fundamental e em seis escolas de Educação Infantil, etapa em que este serviço não é obrigatório.
 - Além disso, a Prefeitura fez a concessão de um terreno para a construção da sede da AUMA, nas proximidades da Escola Olga Caetano Dias.
 
Para complementar as ações voltadas à inclusão, o Município implantou e fortaleceu projetos específicos que atendem diferentes públicos da Educação Especial:
Projeto Genius: tem como objetivo criar e fortalecer oportunidades que ampliem o processo de aprendizagem dos estudantes com altas habilidades ou superdotação, reconhecendo e valorizando seus potenciais.
Projeto Pense Mais: instituído em 2024, o projeto visa atender às necessidades específicas de estudantes com deficiência intelectual leve e dificuldades individuais de aprendizagem, promovendo estratégias personalizadas de ensino.
Projeto Alfaletrando: desenvolvido em parceria com a APAE desde 2024, busca fortalecer o processo de alfabetização e letramento de estudantes com deficiência intelectual moderada, por meio de práticas pedagógicas contextualizadas e interdisciplinares.