Evento integra a etapa preparatória da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Coordenadoria da Mulher, promoverá no dia 15 de julho a 1ª Conferência Livre das Mulheres Empreendedoras. O encontro acontecerá às 18h30, no Hub Aliança, e tem como objetivo promover o diálogo e a escuta ativa das mulheres que atuam no empreendedorismo, contribuindo com propostas para a formulação de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero e à valorização feminina. O evento também conta com a organização dos grupos de mulheres Confraria Bem Mulher e Mulheres Empreendedoras.
A Conferência é uma etapa oficial preparatória da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, organizada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a conferência nacional será realizada em Brasília entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Taciana Modler, ressalta que a etapa local tem papel estratégico na construção coletiva das pautas prioritárias. “Nosso objetivo é ouvir as mulheres da cidade, especialmente aquelas que empreendem e movimentam a economia local, garantindo representatividade e fortalecendo o protagonismo feminino nas políticas públicas”, destacou.
A 5ª Conferência Nacional é estruturada em quatro etapas: Conferências Livres, que ocorrem entre 28 de abril e 15 de agosto; Conferências Municipais e Regionais, entre 28 de abril e 28 de julho; Conferências Estaduais e Distrital, de 1º de julho a 31 de agosto; e, por fim, a Etapa Nacional, em setembro.
As Conferências Livres, como a que será realizada em Passo Fundo, seguem diretrizes específicas de organização estabelecidas pelo Ministério das Mulheres, permitindo que diferentes grupos de mulheres possam se reunir para debater, propor e encaminhar suas contribuições à etapa nacional.
A participação é aberta e gratuita, e as interessadas podem se inscrever antecipadamente. A expectativa é de reunir empreendedoras de diferentes setores, lideranças femininas e representantes de organizações sociais que atuam na promoção da equidade de gênero.