Estações meteorológicas da Prefeitura registram monitoramento climático em tempo real

A Prefeitura de Passo Fundo, com o objetivo de fortalecer o planejamento territorial, ambiental e ações da Defesa Civil Municipal, passou a contar com uma moderna rede de 14 estações meteorológicas automáticas, […]

A Prefeitura de Passo Fundo, com o objetivo de fortalecer o planejamento territorial, ambiental e ações da Defesa Civil Municipal, passou a contar com uma moderna rede de 14 estações meteorológicas automáticas, instaladas em pontos estratégicos das áreas urbana e rural. Essas estruturas, que não são utilizadas para a previsão do tempo, têm como foco a coleta de dados climáticos em tempo real, fundamentais para o entendimento das dinâmicas locais e o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes.

As estações coletam informações detalhadas sobre variáveis como precipitação pluviométrica, sensação térmica, radiação UV, temperatura do ar e do solo, umidade relativa e do solo, velocidade e direção dos ventos, pressão atmosférica, entre outros. Além disso, há estações com equipamentos diferenciados que medem o nível do rio Passo Fundo e a concentração de Dióxido de Carbono (CO²) que é o gás de efeito estufa.

A gestão das informações fica sob responsabilidade da Defesa Civil do município, que organizará um banco de dados climáticos robusto e acessível para uso técnico e institucional.

Segundo o Geógrafo e mestre em climatologia Vagner Apollo Duarte, da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), a infraestrutura representa um avanço significativo para o município. “A aquisição desses dados possibilita o mapeamento microclimático da cidade, estudos sobre áreas de risco, ilhas de calor, estudos de ambiência urbana e uma série de outros diagnósticos que se tornam ferramentas essenciais para o planejamento e a gestão territorial. Em tempos de mudanças climáticas, é uma base indispensável para agir com responsabilidade e foco na sustentabilidade”, explica.

Além de subsidiar o setor de planejamento, os dados coletados pelas estações são valiosos para a atuação da Defesa Civil Municipal, especialmente na emissão de alertas meteorológicos e na criação de protocolos preventivos e operacionais mais precisos. De acordo com o Arquiteto e Urbanista e mestre em engenharia civil e ambiental, Sidnei Matana Junior, também da SEPLAN, a coleta contínua e sistemática de dados trará benefícios diretos para a população. “Essas informações qualificam os alertas de eventos climáticos extremos, como tempestades, altos índices de precipitação e temperaturas extremas, além de possibilitar o monitoramento de áreas suscetíveis a alagamentos, delinear o novo panorama climático do município e apoiam decisões intersetoriais. É uma rede de estações que abrange a cobertura de todo o território municipal, tornando-se uma base de dados imprescindível no contexto atual”, destaca.

As aplicações práticas dessas informações abrangem planejamento da execução de obras, manejo agrícola, monitoramento da qualidade do ar, entre outras aplicações. A implantação das estações meteorológicas reforça o compromisso de Passo Fundo com a inovação na gestão pública, ampliando a capacidade do município de se antecipar a riscos e promover ações sustentáveis em prol da segurança, saúde e bem-estar da população.