O prefeito Pedro Almeida recebeu, nesta quarta-feira (7), o chefe de Serviços do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Passo Fundo, Adalberto Jurach, que apresentou o projeto de duplicação de […]

O prefeito Pedro Almeida recebeu, nesta quarta-feira (7), o chefe de Serviços do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Passo Fundo, Adalberto Jurach, que apresentou o projeto de duplicação de um trecho urbano da BR-285. O encontro teve como destaque a exibição de uma vídeo-maquete que mostra como ficará o trecho de 12 quilômetros, entre o acesso ao bairro São José e a RS-324, próximo ao trevo de acesso ao município de Pontão.
O prefeito Pedro Almeida destacou a relevância da duplicação para a segurança, a mobilidade urbana e o futuro da cidade. “Essa é uma das obras mais importantes e esperadas pela nossa população. A duplicação da BR-285 nesse trecho urbano é fundamental para a segurança no trânsito e para a fluidez do deslocamento de milhares de pessoas que acessam diariamente bairros, escolas, universidades e empresas. Fico muito feliz em ver o projeto avançar e reafirmo o nosso compromisso de buscar, junto com nossas lideranças políticas, os recursos e os apoios necessários para que essa obra se torne realidade. Estamos preparados para fazer parte desse movimento que transforma Passo Fundo em uma cidade ainda mais moderna e segura”, afirmou o prefeito.
A obra é considerada estratégica para o desenvolvimento de Passo Fundo, pois compreende uma área urbana de grande circulação, com diversos acessos a bairros, instituições de ensino e empresas. Segundo Jurach, a duplicação beneficiará diretamente regiões como os bairros São José, Cidade Nova, Vera Cruz, José Alexandre Zachia, além do acesso à Avenida Brasil, Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto Federal Franteira Sul, ao distrito Invernadinha e o complexo industrial na saída para Carazinho.
“A gente teve a satisfação de apresentar para o prefeito Pedro e seus secretários uma simulação de como vai ficar a duplicação da BR-285. Estamos trabalhando na elaboração de um projeto de 12 km entre o acesso ao bairro São José e a RS-324 no acesso a Pontão. A empresa responsável solicitou mais 90 dias para concluir os detalhes, então estamos prevendo a entrega do projeto completo até julho. A partir disso, seguimos em busca da aprovação, contratação da obra e, com o apoio das lideranças políticas, a inclusão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), transformando essa travessia urbana em uma grande obra federal para Passo Fundo”, explicou Jurach.
De acordo com o chefe, o projeto está em fase de detalhamento e, conforme o cronograma atualizado, será finalizado até julho deste ano. A expectativa é de que, vencidas as etapas burocráticas, a obra possa ser iniciada em 2026.
A duplicação da BR-285 integra uma mobilização conjunta entre o Município, DNIT e representantes federais. Com a entrega do projeto executivo prevista para os próximos meses, a expectativa agora se volta para a viabilização da obra como parte do PAC, garantindo o início das intervenções o quanto antes. dentro de 15 dias, o projeto será apresentado a comunidade.
A reunião contou ainda com outros representantes do Dnit e com secretários municipais ligados ao tema.