Prefeito Pedro participa de Congresso da instituição, em Brasília, e reforça compromisso com ações preventivas na cidade

Após ter sido empossado como um dos vice-presidentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília, o prefeito Pedro Almeida passou a integrar também, nesta terça-feira (08), a Comissão Permanente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da instituição. O órgão reúne gestores públicos de todo o país para discutir e implementar medidas voltadas à redução de riscos e à prevenção de desastres naturais.
A comissão tem como objetivo acompanhar de perto o tema junto aos órgãos federais e estaduais, além de ajudar na criação de estratégias e políticas públicas que aumentem a segurança das cidades frente a eventos climáticos extremos, como enchentes e temporais.
O prefeito Pedro destacou que Passo Fundo já vem desenvolvendo uma série de ações para proteção da cidade e da população. Ele citou o reforço na estrutura da Defesa Civil do Município, a criação de um Plano de Contingência e do Comitê de Mudanças Climáticas, a instalação de estações meteorológicas que ajudam a prever condições do tempo com mais precisão e ações de limpeza, recolhimento de resíduos e desassoreamento dos rios, reduzindo os riscos de alagamentos.
“A prevenção precisa estar no centro das políticas públicas. Integrar essa comissão é uma forma de dar ainda mais voz a Passo Fundo e de aprendermos com outras cidades. Já demos passos importantes localmente e agora vamos contribuir também com a construção de soluções em nível nacional”, afirmou o prefeito Pedro. Ele ressaltou que a participação de Passo Fundo na Comissão reforça o compromisso da gestão com o cuidado com a cidade e a proteção da população diante das mudanças climáticas e dos desafios que elas trazem.
Ao aderir à comissão, Passo Fundo se compromete a designar uma equipe técnica para articulação local das ações; colaborar com os processos de diagnóstico, planejamento e monitoramento das ações climáticas; compartilhar informações e dados relevantes e participar de atividades formativas e encontros técnicos.