A intenção é compartilhar competências para que todos os serviços prestados sejam atendidos

Em busca de assegurar o pleno funcionamento do Aeroporto Lauro Kortz, foi oficializada a assinatura do acordo de gestão entre o Estado e a Prefeitura de Passo Fundo, com a intenção de compartilhar competências para que todos os serviços prestados sejam atendidos. O ato aconteceu na manhã dessa sexta-feira (23), no aeroporto, onde o prefeito Luciano Azevedo e o secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, assinaram o termo, na presença do governador José Ivo Sartori.
O acordo prevê mais investimentos no aeroporto por parte do município, como parte do custeio das atividades e o efetivo do Corpo de Bombeiros. Para o prefeito Luciano, a qualificação do aeroporto é fundamental. “O acordo de gestão é muito importante, com ele poderemos repassar mais recursos ao aeroporto e garantir o seu funcionamento na categoria 5. Colaboramos com o Estado para sair das dificuldades que enfrentamos”, ressaltou.
O secretário de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, destaca que esta é a parceria para o Rio Grande se desenvolver e avançar. “Assim vamos enfrentar as dificuldades. O aeroporto de Passo Fundo já cresceu muito e elevou sua categoria. Hoje também entregamos o novo equipamento de Raio X, uma antiga reivindicação”, disse.
Segundo o governador Sartori, na próxima segunda-feira (26), será lançado o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional, junto com o Secretaria Nacional de Aviação Civil, o que demonstra o potencial das regiões. “Acreditamos no desenvolvimento regional. Temos solidariedade e participação dos municípios, como acontece hoje aqui em Passo Fundo”, observou.
Entre outras atribuições do município, estão: inserir no plano diretor do município o Plano Básico de Proteção e Ruído do Aeroporto; guarda e vigilância do aeroporto (o município já é responsável); conservação e limpeza toda área do aeroporto; observar e fazer cumprir a legislação federal aos serviços executados no aeroporto por determinação da Secretaria de Transportes e Mobilidade; fornecer um funcionário administrativo para auxiliar num período de 4h/dia durante dois anos – aprovado pela administradora do aeroporto; suportar as despesas de reembolso ao Estado para pagamento de horas extras para aos bombeiros.
Após o ato de entrega do equipamento ao aeroporto e assinatura do acordo referente à gestão, Sartori entregou mais de mil netbooks para as 34 instituições de ensino da rede estadual, da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, na Escola Estadual de Educação Básica Monteiro Lobato. O prefeito Luciano Azevedo acompanhou a entrega, ao lado dos secretários de Estado de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, e de Educação, Vieira da Cunha.
Fotos – Alex Borgmann
