Prefeitura oferece Cursos Profissionalizantes para jovens integrantes dos Territ

Prefeitura oferece Cursos Profissionalizantes para jovens integrantes dos Territórios da Paz

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Coordenadoria Municipal da Juventude, a Secretaria Estadual da Segurança Pública, o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e o SENAC, firmaram parceria para realização de cursos profissionalizantes. Os cursos serão oferecidos via PRONATEC e atenderão jovens a partir de 15 anos que integram os Territórios de Paz.

Em Passo Fundo, os Territórios da Paz estão localizados nos Bairros Zachia e Integração. O projeto, que funciona como uma política de segurança, oferece policiamento comunitário no bairro e realiza ações transversais, onde há atuação do Poder Público com vistas à prevenção da violência.

Entre as ações, está a realização dos Cursos Profissionalizantes. O curso de Cuidador de Idosos é o primeiro a ser oferecido. Ele será realizado no espaço do Posto Municipal de Saúde do Bairro Zachia e é exclusivo para mulheres a partir dos 15 anos, que moram no bairro. A inscrição será feita no local, no dia 7 de agosto. O curso será desenvolvido em parceria com as secretarias de Saúde e de Cidadania e Assistência Social.

Além de Cuidador de Idosos, outros cursos serão disponibilizados através de uma parceria com o SENAC: auxiliar administrativo, reparador de computadores, idiomas, manicure e pedicure e operador de computador. Pelo IFSul, serão oferecidos cursos de eletricista predial, revestidor de cerâmica e soldador. Os novos cursos dependem ainda da liberação do MEC para a abertura das inscrições. Eles serão oferecidos nos dois bairros.

Para o coordenador municipal da Juventude, Rodrigo da Luz de Jesus, a parceria possibilita oportunidades para os jovens integrantes dos Territórios da Paz. “É importante oferecermos condições para que esses jovens se capacitem e tenham mais chances de ingressar no mercado de trabalho”, observou.


Além das ações de capacitação, também serão oferecidas oficinas, atividades culturais, esportivas e de lazer, dando opções aos jovens no turno inverso ao da escola, com o objetivo de implementar uma cultura de paz no local.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 31 de julho de 2014.