Profissionais recebem capacitação para atender mulheres vítimas de violência

Profissionais que atuam na Rede de Combate à Violência Contra a Mulher participam de capacitação em Passo Fundo

Aconteceu na manhã dessa terça-feira (26), o primeiro encontro de capacitação da equipe técnica que vai atuar na unidade móvel do Programa Viver sem Violência. A atividade contou com a presença de profissionais de 22 municípios da Rede de Proteção e Acolhimento à Mulher Vítima de Violência, composta por assistentes sociais, psicólogos, em parceria com delegados, Brigada Militar e Poder Público.

A reunião teve como principal objetivo capacitar os participantes para o atendimento às mulheres do meio rural, onde a violência ainda não é tão evidente. “Esse é um momento importante para diminuirmos os índices que temos no Estado, no Brasil e no mundo. A violência no meio rural ainda é invisível, mas é muito frequente em todas as formas”, declarou a diretora da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, Yara Stockmanns. Na unidade móvel que presta atendimento às mulheres serão realizadas palestras, acolhimento e encaminhamentos.

Para a coordenadora municipal da Mulher, Maria de Lourdes Coelho Pupe, o programa é um instrumento a mais para auxiliar na luta contra a violência. “Temos o sonho de que um dia a violência acabe em nossa sociedade, não só contra a mulher mas em todos os gêneros e formas”, finalizou.

O vice-prefeito Juliano Roso afirmou que é preciso reunir forças de todos os governos no sentido de construir políticas contra a violência. “Para combater a violência, de todas as formas, é preciso respeito às leis, conscientização e informação. É preciso também que os culpados sejam sempre punidos”, observou.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 26 de novembro de 2013.