Passo Fundo elege cinco delegados para Conferência Nacional das Cidades
A etapa estadual da Conferência das Cidades aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto, em Porto Alegre. Representando Passo Fundo, 12 dos 13 delegados eleitos se fizeram presentes nos debates sobre o desenvolvimento urbano e melhores condições para os municípios.
Na votação final, Passo Fundo elegeu cinco representantes no total de 83 delegados que participarão da etapa nacional no mês de novembro. Entre os delegados eleitos estão: o vice-prefeito Juliano Roso, pelo Poder Executivo; o vereador Alex Necker, pelo Poder Legislativo; o engenheiro civil Paulo Barriquel, pela habitação; a professora Bibiana Sanches, pelo segmentos trabalhista; e o coordenador do Movimento Social de Luta pela Moradia (MNLM) Júlio César Gonçalves, pelo movimento social.
“Foi uma agenda muito boa e uma experiência representativa. Eu participei das cinco conferências feitas pelo Estado e esta foi a maior, o que significa que a demanda esta crescendo pelas questões das cidades, da urbanização, do saneamento e transporte, da habitação e da regularização fundiária”, destacou Juliano.
Representatividade
Outro ponto discutido foi a ampliação do Conselho das Cidades de 15 para 25 pessoas. Em nome de todos os gestores municipais, o vice-prefeito Juliano apresentou uma deliberação para que a Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS) possa pular de uma para três vagas no Conselho, desde que os titulares e suplentes seja de regiões diferentes e tenham participado da Conferência.