Cecconello entrega ofício para implementação de Ensino Médio no Bairro Integração

Na tarde desta quarta-feira, 26, o vice-prefeito Rene Cecconello participou de uma reunião na sede da 7ª CRE em Passo Fundo com a Coordenadora Regional de Educação, Marlene Silva Silvestrin, e representantes do Bairro Integração juntamente com o líder comunitário, Saul Spinelli. Na ocasião foi entregue à coordenadora um ofício assinado pelo Prefeito Airton Dipp solicitando a implantação do Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio no bairro Integração.
Segundo Cecconello, a comunidade do bairro esteve com o Governador Tarso Genro em Passo Fundo durante a última Interiorização do Governo do Estado, onde entregou um abaixo assinado solicitando uma turma do EJA – Ensino Médio. “Como Poder Público, estamos tomando parte nesta ação porque sabemos que esta é uma necessidade muito grande da comunidade. Fizemos questão deste ofício chegar até as mãos do governador através da 7ª CRE e estamos colocando a disposição do estado a estrutura física das nossas Escolas Municipais, que eu acredito suprirem a demanda estrutural do EJA – Ensino Médio”, acrescentou.
O líder da comunidade, Saul Spinelli, lembrou que durante o governo Dipp foram investidos mais de R$28 milhões no Bairro Integração, oriundos do município, do Governo do Estado e do Governo Federal, para a construção de novas escolas, reformas, construção de ginásios de esporte, compra de computadores, construção do Parque do Sol, implementação de projetos como Território da Paz, Mulheres da Paz, entre outros. “O nosso plano é projetar os próximos 15 anos do bairro e o Ensino Médio é uma das metas. Tivemos agora 120 alunos formados no EJA de Ensino Fundamental que poderiam seguir os estudos no EJA de Ensino Médio”, ressaltou.
A coordenadora Marlene Silva Silvestrin disse que é parceira do projeto e relatou que foi feito um levantamento das escolas em Passo Fundo e realmente o Bairro Integração possui uma população considerável que não tem Ensino Médio. “Os alunos se formam no Ensino Fundamental e migram para as Escolas Estaduais do centro da cidade, mas não permanecem devido a dificuldades e nós sabemos o quanto este bairro merece ter um ensino de qualidade”complementou.
Durante o encontro foram apontados os tramites legais necessários para a implementação do EJA – Ensino Médio através do Governo do Estado e a coordenadora Marlene Silvestrin falou da possibilidade de inteirar no projeto um pedido de construção de uma nova escola de Ensino Médio, bem como de fazer uma expansão do Ensino Médio em uma das escolas Municipais já existentes no bairro. “Eu vou encaminhar este ofício imediatamente ao governador porque é disso que aquela comunidade precisa”, acrescentou.
O Bairro Integração possui hoje uma população de mais de 10 mil moradores e é composto por 10 comunidades sendo elas Jabuticabal, Alvorada, Parque Recreio, Schisler, Morada do Sol, Parque do Sol, Ipiranga, Xangrilá, Loteamento Boqueirão e Jeronimo Coelho. É um dos bairros em que o Plano Diretor do Município destaca como sendo de expansão urbana, além de ser um dos bairros mais próximos dos distritos industriais que já possuem novas empresas instaladas.