Segundo o Prefeito Airton Dipp, a Prefeitura Municipal dará toda a assistência necessária aos desabrigados e diz crer que a situação logo estará controlada

Hoje pela manhã o prefeito se reuniu com os secretários Sebastião dos Santos, Estelita Salton, Cladivânia Sberse e Adriano José da Silva para avaliar os dados levantados pelas secretarias a cerca do temporal e rever ações necessárias. Em um primeiro momento a situação está sendo trabalhada pela Secretaria de Segurança Pública, que é responsável pela Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros que fazem a distribuição das lonas para as famílias que tiveram as suas casas destelhadas. A Secretaria de Segurança Pública também está trabalhando com a remoção das árvores e galhos caídos, enquanto a Secretaria de Serviços Gerais está fazendo a verificação e troca dos semáforos e sinalizações que foram danificados. A Secretaria de Obras está auxiliando com a checagem de bocas de lobo entupidas e a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) está fornecendo alimentos, roupas e cobertores às famílias que necessitarem. Para atender alguns casos de danos nas estradas do interior e propriedade, também foi deslocada uma equipe de atendimento, comandada diretamente pelo secretário do Interior - Flamino de Melo, para a localidade de São Roque e imediações onde ocorreram situações de danos em casos pontuais.
A Secretária de Segurança Pública, Estelita Salton, ressalta que as árvores caídas sobre a fiação elétrica estão sendo removidas pela RGE. Ela explica que as lonas são fornecidas pela Prefeitura Municipal mas podem ser retiradas no Corpo de Bombeiros, na Secretaria de Segurança Pública ou na Secretaria de Habitação. “Em casos extremos, onde a pessoa não pode se deslocar para retirar a lona, seja por falta de transporte ou até mesmo por problemas de saúde, a Secretaria de Segurança está levando a lona até ela”, salienta.
Em um segundo momento todas as famílias que tiveram suas casas destelhadas devem procurar a Secretaria de Habitação para efetuar um cadastro e assim poder receber as telhas necessárias. O Prefeito Dipp destaca que as telhas já estão sendo compradas pela Secretaria do Gabinete, porém em pouca quantidade já que não houve registro de grandes áreas atingidas. Ele também salienta que as pessoas estão recebendo toda a assistência necessária, e mesmo se houver casos mais graves onde é preciso sair da residência, a Prefeitura Municipal conta com um Albergue que pode abrigar os que necessitarem deste apoio.
Estima-se até o momento que cerca de 100 casas ficaram destelhadas, uma casa no bairro São José foi atingida por uma árvore e cerca de 25 árvores caíram na área central da cidade, algumas delas causando danos à fiação elétrica.
Informações Importantes:
As pessoas que tiveram suas casas destelhadas devem procurar em primeiro lugar o Corpo de Bombeiros para a retirada da lona. Caso o deslocamento não seja possível, basta telefonar para a Secretaria de Segurança Pública pelo telefone (54) 3313.8458 ou para a Secretaria de Habitação pelo telefone (54) 3311.8381;
Em um segundo momento quem teve casa destelhada deve se dirigir até a Secretaria de Habitação, localizada na sede do antigo quartel, para efetuar um cadastro e poder receber as telhas;
As pessoas que necessitarem de roupas, alimentos e cobertos devem procurar a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) localizada na sede do antigo quartel.
Informações sobre árvores ou galhos caídos, iluminação pública danificada, bem como semáforos e sinalizações, podem ser feitas diretamente com a Secretaria de Segurança Pública ou com a Secretaria de Serviços Gerais nos números já citados acima.