Financiamento do BID vai para o Senado até dia 15 de dezembro

O Prefeito Airton Dipp se reuniu nesta quarta-feira com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, para tratar da contratação do financiamento do município de Passo Fundo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID. Augustin garantiu ao prefeito que o processo será liberado pela secretaria e enviado para votação no Senado até o dia 15 de dezembro. Encerrado o processo em Brasília, a prefeitura poderá assinar o contrato junto à instituição financeira e a cidade poderá movimentar os 20 milhões de dólares previstos.




O Prefeito Airton Dipp se reuniu  nesta quarta-feira com o  secretário  do Tesouro Nacional, Arno Augustin, para tratar da contratação do financiamento do município de Passo Fundo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID. Augustin garantiu ao prefeito que o processo será liberado pela secretaria e enviado para votação no Senado até o dia 15 de dezembro.  Encerrado o processo em Brasília, a prefeitura poderá assinar o contrato junto à instituição financeira e a cidade poderá movimentar os 20 milhões de dólares previstos.


Desenvolvimento Integrado

O programa está dividido em quatro componentes: Transporte e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Urbano da Área de Expansão, Desenvolvimento Econômico Local e Fortalecimento Institucional. No que diz respeito ao transporte e mobilidade, serão financiadas as seguintes intervenções: estruturação de um anel viário e de binários na área central, implantação de estradas de acesso aos distritos Bela Vista, Bom Recreio e São Roque, com intervenções de melhorias nas condições das vias, além de pavimentações e sinalizações. Sobre o desenvolvimento urbano, será financiado um Plano Urbanístico Local da região sudoeste/Perimetral Sul, que definirá diretrizes espaciais de ordenamento. Além disso, está previsto a construção de praças e melhorias nas condições de infraestrutura local e a consolidação de um sistema de áreas verdes de lazer, entre outras ações.
No que se refere ao desenvolvimento econômico local, acontecerão estudos de consultoria que apóiem a análise do ambiente econômico de Passo Fundo. Também será preparado um plano estratégico econômico para o município e um plano setorial, além de outras questões econômicas. Para o fortalecimento institucional, serão realizados planos estratégicos necessários para o desenvolvimento dos componentes de transporte e mobilidade e de desenvolvimento urbano, além de promover o fortalecimento das secretarias que participarão da execução do programa, como a Seplan, a STMUS (Secretaria de Transportes, Mobilidade Urbana e Serviços), a SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), e SEHAB (Secretaria de Habitação).

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 2 de dezembro de 2009.