Administração Municipal concede área ao Tebanos do Igaí

Administração Municipal concede área ao Tebanos do Igaí

O prefeito, Airton Dipp assinou hoje, terça-feira (29/04), a concessão de área para o Grupo Tebanos do Igaí, passo-fundenses que tem um longo histórico de representatividade de Passo Fundo no Estado, país e fora do Brasil.

“O nosso principal objetivo, com a cedência desta área, é envolver mais a comunidade, também daquele local do município, com as atividades voltadas ao folclore”, foi o que disse, na oportunidade, o vice-patrão do grupo, Valdemnir Soares, que, no evento no Gabinete do prefeito, representou o patrão, Itamar Garbin. Além do prefeito Dipp, e do vice-patrão Soares, estiveram presentes, também, o ex-vereador Édison Nunes e o presidente do Conselho Fiscal do Tebanos, Neri Alves.

A área concedida, pelo período de 20 anos, está localizada no Loteamento Habitacional Edmundo Trein (Cohab I), e tem 1.276 metros quadrados, bem próxima ao CAIS da Cohab I.

“Agora vamos tratar do projeto de construção da sede do grupo, para logo começarmos a usufruir do benefício agora cedido pelo prefeito Airton Dipp”, previu Soares, acrescentando a ênfase do documento assinado pelo prefeito, que reza que o grupo tem 2 anos para a construção da sua sede.

“O histórico do Tebanos do Igaí é grande. Tem serviços prestados à comunidade passo-fundense há mais de uma década, além de envolver desde crianças, até jovens e adultos em atividades extremamente interessantes, até para a formação do cidadão. Assim, com a aprovação do Legislativo, estamos assinando hoje esta concessão que, esperamos, sirva aos anseios do grupo e da comunidade de Passo Fundo”, destaca Dipp.

O Grupo Tebanos do Igaí foi fundado em janeiro de 1995, e “representa a união de pessoas que tem por objetivo expandir a cultura gaúcha através da arte Rio-grandense, com a dança, o canto e a poesia em todo o Estado e também fora dele.”, conforme reza seu documento de fundação.

O Tebanos do Igaí é composto, hoje, por um grupo adulto e por invernadas de danças juvenil, mirim, pré-mirim e veterana, num total de mais de 150 bailarinos, os quais realizam ensaios semanalmente, numa preparação constante para apresentações em concursos variados em diversas cidades do país durante os 365 dias do ano.

“Festival Internacional do Folclore do Mercosul; Festival Internacional do Folclore da Rússia e Israel; Festival Internacional de Martigues, na França; Festival da Itália; Festival de Folclore de Anápolis – Goiás, Feira Tchê Bahia, ENART e Mostra da Cultura Gaúcha, esta em casa, são alguns dos eventos que constam do nosso currículo”, enumera o vice-Patrão, Valdemir Soares, ao comemor o ato na Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

Digno de registro que até a logomarca do Grupo Tebanos do Igaí representa a sua terra: Igreja: representa a cidade de Passo Fundo (Catedral) – fé, confiança. A cuia: tradicionalismo nos corações dos passo-fundenses, e o Sol, “que tudo que fizermos em prol do tradicionalismo brilhe em nossas vidas e em todo o mundo”, cita o grupo.


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 29 de abril de 2008.