Anúncio foi feito na quarta-feira pelo Governo Federal; seleção das famílias e a infraestrutura do local serão efetuadas pela Prefeitura
A Prefeitura de Passo Fundo recebeu o anúncio do Governo Federal com a contemplação de 240 unidades a serem construídas no município, pelo Programa Minha Casa Minha Vida.
Após ficar desde 2012 parado, já na retomada do programa na faixa 1, que é aquela faixa destinada às famílias mais carentes, que tem a renda bruta mensal até R$ 2.640,00, a Prefeitura de Passo Fundo, com o apoio do deputado federal, Luciano Azevedo, passou a gestionar perante o Ministério Cidades para que o município fosse contemplado com recursos do programa para essa faixa.
“Foram várias reuniões, até que ontem, então, o governo federal anunciou a primeira seleção de propostas, e que Passo Fundo figura entre as cidades contempladas. Agora nosso foco está em apresentar o projeto dentro das regras estipuladas pelo ministério, para que nossa população possa ser beneficiada com mais unidades habitacionais disponíveis”, declara o prefeito, Pedro Almeida.
De acordo com o governo federal, foram recebidas propostas de mais de 900 mil unidades e foram selecionadas 187,5mil unidades em todo o país. Estes imóveis são quase que totalmente subsidiados, sendo que o governo arcará com cerca de 90% do valor, e o restante será pago pelas famílias de acordo com a sua renda mensal, com parcela mínima de R$ 80,00. Em alguns casos específicos, as famílias não precisarão pagar nenhum valor pelo imóvel.
Nos próximos meses a Prefeitura divulgará as informações sobre as inscrições para essas unidades, os critérios de prioridade.
Há uma lista de requisitos que direcionam a aplicação das unidades, um deles é que todas as propriedades prioritariamente sejam entregues a famílias que têm uma mulher como responsável pela unidade familiar, famílias que têm uma composição familiar de pessoas com deficiência, idosos e filhas adolescentes, famílias em situação de risco e vulnerabilidade, famílias em situação de emergência.
A Prefeitura e o deputado Luciano, permanecem gestionando perante o Ministério das Cidades para a aprovação de outras propostas que já foram encaminhadas.