Prefeitura dá continuidade à Operação Poste Limpo

Intervenções ocorrem na Avenida Brasil

A Prefeitura de Passo Fundo, em ação conjunta com o Ministério Público, Câmara de Vereadores, RGE, InternetSul, Razão Info e empresas de telecomunicação, segue com mais uma etapa da Operação Poste Limpo, agora na Avenida Brasil, no trecho Boqueirão, entre o bairro e o centro, até o Colégio Notre Dame. A intervenção está programada para esta quarta-feira (30) e seguirá até às 17h, dando continuidade a um programa que visa a organização e limpeza dos postes da cidade, em atendimento a normas de segurança e padrões técnicos de instalação.

O secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre de Mello, detalha que o programa foi estabelecido para promover a adequação das instalações de telecomunicações, mitigando problemas de segurança, poluição visual e interferência em outros serviços públicos. "Os serviços ocorrem em sistema de mutirão, onde todos os envolvidos cooperam para resolver conjuntamente os problemas nos postes. Iniciamos as ações em outubro de 2023, e hoje já realizamos nove intervenções," explica o secretário. Esta décima ação abrange o trajeto entre o Bairro Boqueirão, com início no acesso ao Bairro Secchi até a Rua Capitão Araújo.

Durante a vistoria preliminar, realizada em 28 de outubro, foram identificados diversos cabos obsoletos e soltos, além de infrações à norma técnica GED-270 da RGE, que prevê posicionamentos específicos para os cabos. “A operação exige a presença de equipes de todas as empresas responsáveis, evitando possíveis danos aos fios em operação e garantindo a correta disposição de cada equipamento”, salienta Mello.

O vereador Gio Krug, autor da Lei, ressalta a importância da ação. “Muito gratificante ver o resultado de uma lei de nossa autoria, tendo efeito prático na vida de todos os passo-fundenses. Isso é fruto de um trabalho incansável que estamos dando continuidade na Câmara de Vereadores”, declara Krug.

A próxima intervenção do programa já está agendada para novembro, na mesma Avenida Brasil, mas no sentido Centro/Boqueirão, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento urbano seguro e limpo. “Temos cerca de 13 metros cúbicos de fios removidos até o momento”, complementa o secretário.