Finanças

AIDOF – Autorização para Impressão de Documentos Fiscais



A AIDOF – Autorização para Impressão de Documentos Fiscais, é o meio pelo qual o contribuinte solicita impressos de documentos fiscais (notas), por ele cadastrados. As solicitações poderão ser deferidos ou não pelo Fisco, mediante análises pertinentes.

Todos os contribuintes inscritos no município e que estiverem enquadrados nas atividades de alíquota variável podem receber talões de notas, pois o recolhimento do ISSQN será obrigatoriamente feito pela receita bruta oriunda da emissão dessas notas fiscais.


Etapas para a realização deste serviço

  1. Para acessar o serviço eletrônico, o requerente deverá ter uma senha (credencial), certificado digital habilitado ou acesso ao GOV.BR. Caso não tenha, poderá clicar em “Criar Credencial” na tela de autenticação ou clique aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, o requerente receberá a credencial no seu e-mail.
  2. Como solicitar online: Clicar no botão “Solicitar Autorização” e informar sua senha, após, preencher os dados do formulário de autorização e salvar.
  3. Como Consultar:
    • Clicar no botão “Consultar AIDOF Contribuintes” e informar sua senha. O programa irá relacionar os contribuintes vinculados à credencial informada e apresentará a situação das solicitações de autorização do contribuinte selecionado.
    • Clicar no botão “Consultar AIDOF Gráficas” e informar sua senha. O programa irá relacionar os contribuintes vinculados à credencial informada e apresentará as autorizações com as respectivas informações.

Documentos Necessários

  1. Documento de identificação com foto e CPF/CNPJ do solicitante
  2. Autorização da gráfica, devidamente preenchida
  3. Informar o n.º da inscrição municipal

O alvará do exercício deve estar pago para autorização.
Não será autorizado AIDOF para empresas que não constem atividade de prestação de serviços.