PMPF Facebook

Cultura

Secretaria de atuação na cultura de Passo Fundo.

A Secretaria da Cultura é o órgão encarregado de promover a elevação dos padrões de eficiência no setor de cultura na cidade de Passo Fundo.

Programar, executar e ordenar eventos culturais são os guias de trabalho da secretaria. 

Atua nos estudos das demandas que envolvem a cultura. É o elo de ligação da ação pública com as entidades associativas privadas, visando o desenvolvimento das práticas recreativas e culturais. 


Missão
Garantir, preservar e promover os bens culturais, oferecendo total apoio aos artistas e entidades buscando alternativas para evolução das setoriais e observando o cumprimento das ações do Plano Municipal de Cultura.

Visão
Transformar a cultura em um dos eixos prioritários na promoção do desenvolvimento social e econômico de Passo Fundo, consolidando uma política pública não excludente, que agregue a diversidade e os valores do povo na construção da cidadania, assim como do senso de pertencimento, através da cultura.

Valores

  • Comprometimento
  • Transparência
  • Profissionalização
  • Inclusão social
  • Criatividade
  • Inovação
  • Parceria

Projeto Mobile City - Passo Fundo na Palama da sua mão


O projeto Mobile City – Passo Fundo na palma da mão - A tecnologia conecta pessoas, a Mobile City conecta você à sua Passo Fundo" foi um dos premiados na 4ª Edição do Prêmio Funcultura. Selecionado na área de Arquitetura, Urbanismo, Patrimônio Material e Imaterial, o projeto tem objetivo proporcionar acesso a informações sobre bens patrimoniais da cidade de Passo Fundo, a partir do sistema de QR Code instalado em placas que identifiquem os bens.

A partir da leitura do QR Code, instalado em construções históricas, monumentos, praças e demais espaços públicos de Passo Fundo, a população e os visitantes terão acesso, em tempo real, a informações sobre a história das construções, em uma linguagem acessível para todos.

A ideia é que a cidade dialogue com as pessoas, criando interatividade, entretenimento e conhecimento, sobretudo a respeito da história local, aspecto fundamental para a uma formação crítica e cidadã. Na visão dos proponentes, conhecer o lugar onde se vive possibilita o desenvolvimento da valorização, do respeito e da preservação dos traços culturais de uma comunidade, fazendo com que, gradualmente, os indivíduos sintam-se pertencentes à cidade.

O projeto é desenvolvido pela startup Next History, com apoio do Instituto Histórico de Passo Fundo e do Projeto Passo Fundo.

Contatos

Atendimento Geral

cultura@pmpf.rs.gov.br
Telefone: (54)3312-1426