BNCC- Orientador do Território Municipal de Passo Fundo

Orientações Consultas Públicas

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria Municipal de Educação organizou momentos de formações e discussões para dar início ao processo de construção do Documento Orientador do Território Municipal de Passo Fundo, tendo como parceiros a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ªCRE), as Escolas Privadas e assistenciais do município. Esse documento tem a finalidade de:

• Implementação de currículos alinhados à BNCC;
  • Revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas;
  • Revisão dos Regimentos das escolas;
  • Reflexão sobre a formação continuada;
  • Busca da equidade na educação do Município de Passo Fundo.

Todo o processo de construção foi feito com a participação de representações de professores das redes públicas, privadas, assistenciais e de instituições de ensino superior.

Está sendo disponibilizado nesse espaço as planilhas analisadas e organizadas pelo grupo de estudo e pesquisa que está a frente desse trabalho, as quais constam habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e as contribuições feitas pensando no território do município e suas particularidades.

Nas planilhas, as habilidades que possuem os códigos nas cores azul e vermelho não podem ser modificadas, pois elas referem-se a BNCC e ao RCG respectivamente. A análise deste material se dá a partir das habilidades colocadas em verde e alguma outra habilidade que a BNCC e o RCG não tenham contemplado, podendo ser acrescentada.

Para participar com suas contribuições, é importante escolher o material para análise disponibilizados em PDF e em seguida, preencher o formulário disponível. Sua participação é muito importante!

Formulário Documento Orientador do Território Municipal de Passo Fundo